RECORDAÇÕES DE MENTES BRILHANTES

Autor: Amanda Mazzei

Valor Impresso: 0

Categoria:
ISBN: 978859304892-0
Nº de Páginas: 20
Edição: 1
Ano: 2022
Sinopse: Desenvolvido por Amanda Mazzei e Karine Proença Este livreto foi o resultado do estágio básico 4 em Psicologia Grupal no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Sinop e seu objetivo foi promover a expressão da subjetividade dos usuários do CAPS por meio dos recursos da arteterapia e promovendo a prevenção e promoção a saúde e a troca de experiência entre os integrantes do grupo. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo n° 21, todos temos igual direito de acesso aos serviços públicos de seu país, bem como a lei de n° 10.216 de 6 de abril de 2001 (BRASIL, 2001) que em seu segundo artigo diz que é direito da pessoa portadora de qualquer transtorno mental ter acesso ao melhor tratamento disponibilizado pelo sistema de saúde de acordo com sua necessidade, dessa forma, todos independentemente de cor, sexualidade, crenças, opção política, recursos econômicos, orientação sexual, têm o direito de acesso aos dispositivos de saúde, soma-se ainda a saúde como um dever do Estado, sendo o acesso a população garantido por políticas sociais e econômicas que reduzam o risco à doença e agravos (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988). O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é resultado dos processos de Reforma Psiquiatra e da Reforma Sanitária no Brasil na década de setenta, foi criado como o objetivo de substituir os hospitais psiquiátricos, sendo mediador da rede de saúde mental em um determinado território, buscando produzir autonomia convidando o próprio usuário a se responsabilizar e protagonizar a trajetória de seu tratamento (CFP; CREPOP, 2022). Ademais, há a necessidade de proporcionar a integração social e o desenvolvimento do sentimento de autonomia nos pacientes do CAPS, para que estes se sintam pertencentes ao meio em que convivem e cuidados de forma integral como prevê as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas no Centro de Atenção Psicossocial (CFP; CREPOP, 2022), sendo assim o respectivo projeto buscou contribuir ao grupo já existente coordenado pela psicopedagoga do local, a prática das oficinas terapêuticas com o recurso da arte terapia.

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