Vamos combater ao ódio?

Desenvolvimento pessoal | Victor Rodrigues
Publicado em 17 de Outubro de 2022 ás 15h 35min

A palavra O ódio (do latim ``odium''), também chamado de execração, raiva, rancor e ira, é um sentimento intenso de raiva, nojo e aversão. Traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.

Devemos nos livrar do ódio, pois ele produz mágoa, dor e ressentimento, brigas e até morte. Isso não faz parte da vida do cristão. Só podemos vencer o ódio através do amor, pois nele há perdão. A empatia do amor permite uma compreensão maior sobre o ser humano, o ódio é cego, distorce a realidade.Só podemos ser guiados pelo verdadeiro amor , o de Deus, só o seu amor é que nos dá força para que o ódio jamais possa entrar em nosso coração. Só tem paz quem ama de verdade sem nenhum ódio em seu interior.  

Não devemos confundir o ódio com a prudência, porque a prudência comporta de maneira a evitar perigos ou consequências ruins. Evitamos pessoas perigosas para evitar que nos faça mal. Também não devemos confundir o ódio com o sentimento de justiça, ser justo é julgar com equidade, equilíbrio, imparcialidade, é um termo muito amplo e complexo, que não tem nada a ver com a palavra justiçamento diante de alguém que cometeu determinado delito, pois o justiçamento é querer fazer a justiça com as próprias mãos, querer linchar ou matar um indivíduo já detido ao invés de entregar às autoridades competentes. O justiçamento é cego, porque envolve o ódio como retorno a algo que reprovamos, que não tem nada a ver com legítima defesa, porque essa envolve nossa sobrevivência diante de uma situação perigosa. 

Que apesar de estarmos vivemos tempos ruins onde parece prevalecer o ódio em detrimento do amor. Sim , a sociedade parece estar doente, cheia de sentimentos ruins onde a intolerância impera. A Palavra de Deus diz que quem afirmar que ama a Deus, mas odiar o seu irmão, está mentindo. Sendo assim, é necessária muita vigilância para que ninguém caia na armadilha de se deixar dominar por este sentimento ruim que leva ao pecado.

 

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.