UM ANO DE CORAGEM

Poemas | | Eidi Martins
Publicado em 25 de Junho de 2026 ás 14h 35min

No início, cada picada feria meu coração,
mais do que o dedo dele, em cada medição.
Tudo era tão novo, difícil de entender,
um medo constante, cruel a crescer.

 

Picar o dedo, medir, esperar, repetir,
e a rotina, aos poucos, precisar assumir.
Muitas lágrimas derramei sem ninguém notar,
para que ele pudesse tranquilo caminhar.

 

A Diabetes Tipo 1 chegou sem pedir licença,
mudou nossa rotina, desafiou nossa crença.
Mas todos os dias escolhemos enfrentar,
porque desistir nunca foi opção em nosso lar.

 

Foi preciso aprender sem manual ou explicação,
decorar horários, viver em atenção.
A insulina NPH na hora certa, sem esquecer,
a REGULAR ajustada para de pressa socorrer.

 

Temer a hipoglicemia durante a madrugada,
corrigir a hiperglicemia mesmo estando cansada.
Interpretar números, entender cada sinal,
e descobrir nos alimentos seu impacto real.

 

E ainda há tanto para compreender,
porque a *DM 1 também nos faz crescer.
Mas uma lição importante a vida me mostrou,
a pergunta que eu fazia com o tempo mudou.

 

Não era sobre o bolo ou o doce afinal,
tão pouco um copo de refrigerante no Natal.
Era sobre encontrar equilíbrio e direção,
para acalmar a glicemia em constante oscilação.

 

Eu não temia apenas o açúcar ou a comemoração,
temia as noites longas cheias de preocupação.
Queria apenas mantê-lo seguro, sem sofrer,
ver o acordar feliz, disposto para bem viver.

 

Quando o diagnóstico chegou sem avisar,
eu só queria uma resposta para me acalmar.
"Meu filho terá uma vida feliz e normal?
Poderá ser criança de forma natural?"

 

Poderá correr, brincar e sonhar,
e nas festas também comemorar?
Poderá viver sem deixar de sorrir,
sem permitir que a doença o faça desistir?

 

E a resposta veio, serena como a luz,
Sim, ele poderá seguir sua própria cruz.
Com cuidado, disciplina, amor e atenção,
a vida continuará para qualquer realização.

 

E após um ano de luta e superação,
celebramos cada conquista, cada evolução.
A *DM 1 mudou nossa rotina, é verdade,
mas jamais será maior que a nossa coragem.

 

*DM 1 - Diabetes Mellitus Tipo 1

 

Em 21 de junho de 2025, meu filho caçula, Davi Luiz, então com apenas 11 anos, recebeu o diagnóstico de Diabetes Mellitus Tipo 1. Uma nova realidade passou a fazer parte da nossa rotina. E após um ano dessa caminhada, seguimos firmes na luta diária contra essa doença. A ciência ainda não encontrou a cura, mas, dentro do nosso lar, cultivamos os remédios mais poderosos: amor, companheirismo, fé, coragem e a certeza de que somos mais fortes juntos do que qualquer desafio que a vida nos apresente.

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.