Tempo Tempo Tempo Tempo

Poemas | Carlos Roberto Ribeiro
Publicado em 03 de Fevereiro de 2024 ás 15h 19min

Do tempo que foi-me dado não conheci o início, embora o tenha vivido. Ao conhecer o meu tempo achei-o tão corrido, me vi sem tempo para vivê-lo em sua plenitude. Pensei em correr contra o tempo, mas percebi que ele estava sempre a minha frente.

 

Como alcançar o tempo e, mais ainda, como recuperar o tempo perdido? Como alcançar o tempo e, ao mesmo tempo, não ser por ele alcançado?

 

Paradoxalmente pensamos em não perder tempo, voltar o tempo, viver este tempo e, se possível, estar a frente do nosso tempo. Tudo isso sem sofrer o desgaste natural que o tempo nos impõe.

 

Percebemos que é perda de tempo lutar contra o tempo, pois não há como o entender. Lutar contra o tempo é entrar numa batalha em total desvantagem, mas viver no presente tempo é aceitar que ele nos conduza a seu bel prazer e descobrir que não temos o controle de nossa existência.

 

Dizer que estamos à frente do nosso tempo é apenas uma forma ilusória de expressar nossa frustração por achar que as pessoas não estão tão avançadas em seu pensar e agir como nós inocentemente acreditamos que estamos.

 

"Tempo tempo tempo tempo, és um dos deuses mais lindos..."

 

Inspirado na música "Oração ao Tempo", de Caetano Veloso.

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.