Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uso da ferramenta Google Formulários na sala de aula

Capítulos de livros | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 21h 22min

Introdução

          Os avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), nas últimas décadas, ocasionaram mudanças na vida das pessoas e na sociedade em geral. À visto disso, o uso frequente dos recursos tecnológicos tem transformado os hábitos pessoais, principalmente no contexto escolar, onde dispositivos móveis conectados à internet, sem fio, são usados como apoio ao ensino e à aprendizagem.Dessa forma, novas ferramentas foram surgindo e, para facilitar as atividades pedagógicas, adotaram-se algumas delas, as quais vêm se destacando nas salas de aulas.

        As TDIC facilitam a comunicação entre as pessoas e o acesso às informações. As ferramentas do Google, por exemplo, são aplicativos desenvolvidos com a pretensão de ajudar no trabalho das pessoas, no entretenimento e no aprendizado. Alguns deles se tornaram mais populares, como o Gmail e o Google Documentos, entretanto, todos eles apresentam características e funções próprias, que podem potencializar o aprendizado. Assim, este capítulo tem o objetivo de investigar as contribuições e as praticidades da ferramenta Google Formulários (GF) para a Educação, pontuando alguns benefícios ao processo de ensino-aprendizagem.

        A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura e análise de livros e artigos relacionados ao tema das TDIC na Educação, tendo como referência autores como Bacich e Moran (2017), Kenski (2012), e Moran, Masetto e Behrens (2000), entre outros. Destaca-se que, segundo Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é aquela que se baseia na leitura, análise e interpretação de materiais elaborados por outros autores, como livros, jornais, revistas, documentos, artigos de periódicos, imagens, manuscritos, entre outros.

         O capítulo está dividido em três partes: a primeira apresenta um breve referencial teórico sobre as contribuições das tecnologias digitais e os desafios enfrentados pelos professores ao utilizá-las em sala de aula; a segunda aborda a importância da ferramenta GF e suas características; e a terceira parte explora algumas possibilidades do uso do GF na educação, constatadas durante a pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, a seguir, serão destacadas algumas contribuições e desafios das TDIC na Educação.

Livro: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.