SONHOS FALSOS

Contos | Manoel R. Leite
Publicado em 06 de Março de 2022 ás 09h 33min

Olho para o que fiz, e sinto-me que fui enganado. Disseram que os sonhos quando realizados nos deixam felizes e completos. Então por quais razões me sinto tão infeliz e incompleto, há um vazio como se o que resta agora após mais um sonho realizado, é tão somente uma solidão maior dentro da alma.

Talvez poucos me compreendam. Meus amigos sempre dizem

— Você tem tudo! Você Adalberto consegue tudo que quer. Acho até que o seu nome deveria ser Vitório.

Brincam como se as vitórias não fossem alcançadas nas batalhas, e muitas delas bem sangrentas.

— Apenas tenho sorte! Mas felizes são vocês!

Falo para disfarçar a inveja que sinto ao perceber a felicidade dos companheiros.

Acredito que não sou o único. Na faculdade de arquitetura que eu fiz e até que me sair bem (mesmo sem me esforçar) vi muitas pessoas ansiosas por mudar o mundo, como dizia o professor Reginaldo:

_O concreto também é belo! Será obrigação de vocês fazerem de nossas cidades um lugar mais belo, e não apenas prático. Os seus sonhos serão realizar os sonhos de seus clientes!

— Mas o que acontece se os sonhos não forem os mesmos? (perguntava sempre alguém quando queria vê-lo nervoso, e distrair um pouco durante a aula).

— Isso não acontecerá! Vocês saberão mostrar o melhor para seus clientes, e eles agradecerão quando tudo tiver concluído.

É mais os sonhos são bem distintos. Existem aqueles que querem praticidade, só que esses até que não são tão chatos, apenas objetivos e não querem ostentar. Os que realmente são difíceis são aqueles que constroem castelos e nunca entram dentro dele. Fazem um mundo para os outros, para demonstrar que possuem algo que não desfrutam, são os que exigem aparadores de gravatas sem nunca colocar um terno. Esses sim são mais difíceis pois o melhor sempre é sua ideia, mesmo que depois não funcione e a culpa será sempre sua, pois você enquanto arquiteto não previu o seu futuro. Os arquitetos não são muito bons em prever filhos que não nascem, promoções que demoram, transferências de emprego sem aviso prévio, e o pior de tudo, divórcios e fim de relacionamentos. Afinal, os projetos esquecem que as pessoas mudam e, o tempo corrói os sonhos e enruga o corpo, e para muitos apodrece o espírito.

Hoje sou dono de uma grande empresa de arquitetura. O lema é “o nosso sonho é construir o seu”, e muito comum eu sei mais é mais estético do que simplesmente “nos paga que construímos qualquer coisa que você quiser”. Meus colaborados acreditam nos sonhos de fazermos os clientes felizes. Já eu apenas exijo lucro e expansão dos negócios, o porquê eu não sei, apenas vi que sonhos não são tão maravilhosos quando compramos sem realmente precisarmos dele.

Talvez me candidate na próxima eleição. Já me falaram que eu tenho atitude de político, que tenho um grande carisma e um potencial maior ainda. É possível que o desafio me anime. Mas quando eu alcançar será mais um falso sonho. Apenas mais um sonho que nunca fora meu, algo que o outro se sinta bem. E para eu que não acredito em sonho seja apenas um passa tempo fugaz até o momento de me permitir viver outros sonhos. Pois hoje sei que todo sonho é falso quando não é da gente, e muito menos se sabe o que fazer com ele. E o pior para que sonhar se tudo é passageiro e ao despertar o vazio interior ainda continua.

Publicado em:

Leite, Manoel Rodrigues. Emoções Tatuadas. Sinop – MT: Ações Literárias Editora, 2020

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.