RESPEITE SEU TEMPO

Desenvolvimento pessoal | Amanda Mazzei
Publicado em 07 de Agosto de 2022 ás 23h 11min

Quando estamos diante de um problema, queremos resolver no calor do impulso momentâneo. A ansiedade toma conta para que possamos resolver naquele exato momento, achando que o fim termina ali, no calor da emoção. Queremos resultados imediatos e não pensamos nesse momento nas consequências que aquelas atitudes pode nos levar. Pensamos que tudo precisa ser resolvido na hora, porém, devemos tomar cuidado com essas ações que geram consequências que muitas vezes podem se tornar irreversíveis, pois não estamos respeitando o nosso tempo.

Após a passagem do momento, questionamos tudo, duvidando sempre da nossa capacidade, nos machucamos muitas vezes em cobrar a nós mesmo, que tudo aquilo poderia ter sido diferente. Devemos sempre pensar antes de tomar qualquer ação, atitude perante aos fatos que nos cercam, sei que a pressão social dos fatos diários muitas vezes não ajuda, fazendo a ação vir primeiro do que o pensar, mas é nesse momento que devemos parar, respirar e pensar se realmente vale a pena.

Respeitar o seu tempo é olhar para o que realmente é importante e dar um sentido, um valor ao que realmente importa, deixando de lado as ações que vai fazer você se desviar da importância à você mesmo. É preciso respeitar os limites, agir sem cobranças e parar de querer agir sempre com a força do ego, pois se você quer irradiar luz ao seu caminho, é preciso emanar a força e perceber que as escolhas que faz terá os resultados que muitas vezes não é o esperado. Mas a ação foi tomada, pois sempre prestamos conta não para o outro, mas a nós mesmos, pois a cobrança estará em você mesmo e não irá adiantar colocar a culpa no outro por seus atos.

 

Deve se perguntar nesse momento, ‘‘ mas não é tão fácil assim’’. Exato , não é fácil, por isso devemos sempre nos permitir um tempo a nós mesmo, conhecer as reais intenções que temos perante aos fatos que nos cercam e parar de se esconder nas desculpas que se tornam bengalas para esquivar da culpa e sempre culpar a fragilidade do próximo.

Quando refletimos sobre tal questão, mergulhamos em um processo de melhoria interna, abrindo espaço a novos paradigmas, novos conceitos, assimilando novas ideias, onde no início você se pega concordando consigo mesmo, se empolga na nova realidade e aceita. Porém passa um tempo que você automaticamente deixa de lado esse novo processo e volta a agir da mesma forma, dizendo a você mesmo que nada funciona.

Oferecer o tempo a você mesmo é uma virtude, pois nenhum resultado é da noite para o dia, e toda transformação não acontece de imediato, tudo tem seu tempo e quando você se dá o tempo para sua mudança que começa de forma interna para depois se configurar no externo, é o caminho para chegar onde deseja.

Saber controlar a ansiedade nesse processo é um grande desafio, ai pergunto: enfrentar as dificuldades da vida não é um desafio? Esse desafio será apenas mais um. Equilibrar suas energias é aceitar a si mesmo, fazendo do tempo ao seu favor, no seu momento e não no momento que muitas vezes o mundo quer.

Deixe de cobrar mais a si mesmo, e experimente deixar as coisas acontecerem no tempo necessário, para você ver como dará ritmo a sua própria canção.

Nesse caminho você terá recaídas e progressos, assim como funciona o fluxo natural da vida, garantindo sempre as suas experiências, na tentativa de sempre estar em um processo de aprendizagem e sempre reconhecendo que através do erro que se obtém grande crescimento interno, e não apenas de obter os resultados almejados. O caminho é de grande importância nesse processo do que apenas colher os resultados.

 

Sabe aquela música que tanto você gosta? ela tem um ritmo que te atrai, o som, as notas musicais precisam estar naquele ritmo para compor a canção certo? Precisamos encontrar sempre o nosso rítmo, a nossa música interna através do nosso tempo, com vontade e dedicação a cada dia, treinando a nossa capacidade de reconhecer nossas emoções e respeitar os nossos limites. Para isso é preciso sempre seguir um caminho de reflexão onde envolve:

  • Reconhecer nossa história de vida, nossa cultura pessoal, nosso conhecimento adquirido nesse percurso, nossas limitações, nossas fraquezas, nossos traumas que muitas vezes vem a tona e faz com que permanecemos frágeis perante alguma situação;
  • É preciso sempre analisar os nossos hábitos, comportamentos responsivos a alguma situação de forma automática;

Mesmo analisando esses pontos acima na sua reflexão sobre você mesmo, é preciso entender que cada um de nós temos o próprio caminho, nossa própria construção e cada um se encontra em uma etapa para o crescimento pessoal. O mais importante é entender as etapas desse processo e respeita-los, sendo paciente consigo mesmo, praticar o respeito e entendimento das fases e absorver o que é bom para o sentido que dá ao seu caminhar e agregar valor ao que realmente importa nesse processo, pensando sempre que cada um é único e se encontra em seu próprio tempo e ritmo como a canção que mais gosta. Se mudar de ritmo da canção ela não será mais a mesma, causando distorção da beleza harmônica e as notas serão automaticamente modificadas.

Pense nisso perceba a importância de auto avaliar sobre tais questões para criar sentido a suas escolhas através do respeitar o seu tempo.

 

DO LIVRO - O SENTIDO DE TUDO

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.