RELACIONAMENTO E RELACIONAMENTOS

Desenvolvimento pessoal | Manoel R. Leite
Publicado em 17 de Março de 2022 ás 13h 28min

Falar de relacionamento é descrever multiplicidades de se relacionar. Dentro dessa imensa diversidade encontra-se as relações casuais, nas quais as pessoas pouco interagem em profundidade, concentrando-se em interações mais superficiais, momentâneas e restritas. Embora esta forma não configura o objetivo deste livro, inicio com ela visto que para uns pode ser algo trivial para outro no entanto pode ser algo de enormes proporções. Isso acontece tanto pelas expectativas, como pelo significado que se atribui as interações. A significação é o que transmite sabor, cor, lembranças e razões em nossos atos de interação humana.

Quais relações você vivenciou e foram realmente significativas? Relembre as amizades, afiliações, namores e todas as variações de relações. Sim existe relacionamento e relacionamentos, alguns são únicos e significativos por algum tempo. Já outros são significativos para a vinda inteira. Aqui não irei afirmar que todos os relacionamentos precisam ter um alto grau de significado, só que é obvio que você só procurará investir tempo e atenção naqueles que de alguma forma sejam importantes, tanto em momentos presentes como em momentos futuros, e por que não para todo o sempre.

Quanto mais importantes você for na vida das pessoas, maior será a possibilidade desta pessoa entender o sentido da relação, e diante disso estar por inteiro nesse envolvimento. Pense e observe essa verdade, a intensidade ajuda a eternizar os momentos e a convivência.

Mesmo expondo essa variação de relacionamentos, gostaria de enfatizar que os relacionamentos em destaque aqui neste livro referem-se aos conjugais, quer seja em fase de namoro ou casamento propriamente dito. Esse direcionamento se faz por dois motivos: primeiro a crescente dificuldades das pessoas se relacionar sem estresse nos relacionamentos conjugais; e segundo pelo fato desse da importância dessa relação como fator multiplicador na sociedade. O que isso quer dizer? Que muito de como vivenciamos as outras diversas formas de relacionar (trabalho, amizade, filhos, amigos) é fortemente influenciada por como vivemos ou percebemos os relacionamentos conjugais conosco e os que nos influenciaram em nossa constituição enquanto ser humano.

Dessa forma relacionar-se é o começo de tudo, pense nos relacionamentos atuais. Como as pessoas se percebem, e como elas se tratam? Não faço generalizações, apenas apontamos tendências que precisam ser refletidas sobre o que é relacionar-se, para que você procure se perceber aonde e como você está nessa multiplicidade de maneiras de relações.

 

Publicado em:

Leite, Manoel Rodrigues. 7 atitudes para um relacionamento sem stress. Sinop – MT: Ações Literárias Editora, 2019

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.