PROCRASTINAÇÃO - O ATRASO

Desenvolvimento pessoal | Amanda Mazzei
Publicado em 07 de Agosto de 2022 ás 23h 03min

Com certeza você já iniciou algo, e depois acabou deixando

de lado dizendo que terminaria ou faria depois. Isso é procrastinar e quando você pratica esse ato, você apenas esta atrasando sua própria vida, o seu sucesso em algo, deixando de acreditar em você mesmo e não cumprindo aquilo que determinou a você mesmo.

Quando você vai dormir dizendo que na manhã seguinte teria tal coisa para resolver e ai chega de manhã, você diz a você mesmo que não vai fazer aquilo, mas sabia que sua atitude perante aquilo seria importantíssimo e não faz, o que acontece? Você adia mais um dia algo importante e atrasa mais e mais a sua trajetória, pois dependia daquela atitude para fazer outras.

Quando deixamos a procrastinação entrar no nosso dia a dia constantemente, devemos tomar cuidado para não virar hábito, pois uma ação gera consequências de outras ações, do hábito vira vício, onde não basta olhar para trás e dizer que sua vida nunca vai pra frente. Tudo que você faz da errado, ou você nunca consegue chegar onde sempre quis.

Se unirmos os aprendizados aqui exposto, veremos que uma coisa interliga a outra, as crenças, as formas como vemos as coisas, o que acreditamos, a forma como agimos. E juntando tudo isso chegamos a um único caminho: a sua própria vida é do jeito que é por causa de você mesmo.

Transformar o que você realmente quer em algo que realmente precisa é um passo para combater essa tal procrastinação, priorizando sempre o que lhe importa, colocando como metas e objetivos aquilo que deseja, tirando o foco e sua atenção aquilo que não é tão importante assim e começando de uma vez a ação da sua vida.

 

Procrastinar é um ato normal, onde sempre priorizamos algumas atividades diárias e deixamos outras para resolver depois, porém, quando deixamos tudo para depois pode se tornar prejudicial ao seu desenvolvimento, pois acaba sempre atrapalhando a sua rotina.

Sabemos que quando a procrastinação se torna corriqueira, precisamos sempre estar alertos, pois pode ter fatores psicológicos ou fisiológicos onde:

  • Nos problemas psicológicos, ela pode estar ligado a distúrbios mentais como a autoestima, ansiedade, depressão, onde muitas vezes deixa de realizar a ação por medo de reprovação, de receio de não ser aceito.
  • Já nas condições fisiológicas pode estar relacionado ao córtex pré frontal, onde é o responsável pelos impulsos e determinação do foco.

Por isso devemos sempre nos atentar aos nossos comportamentos diários, perceber os padrões de comportamento que emitimos para não causar danos a nossa saúde mental e fisiológica.

Vamos sempre prestar atenção a nossas emoções, como nos comportamos diante das situações, focar no que é importante e perceber que mais uma vez, se não consegue identificar o desencadear de suas ações procurar algum profissional para lhe auxiliar, pois a procrastinação prejudica e muito nossa vida.

Devemos sempre lembrar que tudo tem seu tempo para resolver as coisas, mas deixar de agir em determinados momentos não vai fazer nenhum efeito de mudança na sua vida. Cria uma pequena meta diária, analise os seu comportamento e tente fazer o inverso de alguma ação que você esta acostumado e que esteja te prejudicando em alguma coisa, comece traçando uma pequena meta, observando o seu comportamento, administrando melhor seu tempo ao seu favor que você terá ótimos resultados. Pare, observe e coloque em prática sua análise!

 

DO LIVRO - O SENTIDO DE TUDO

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.