Prefácio de "Coisas do tempo", de Dolores Flor

Prefácio | Romeu Donatti
Publicado em 04 de Abril de 2023 ás 12h 54min

As águas de março estão prestes a fechar o verão de 2023, e em Sinop, no corrente mês, as chuvas têm sido frequentes e torrenciais como se estivessem dispostas a lavar corpo e alma de sinopenses cautelosos e incautos.

Eis que entre uma chuva e uma trégua surge um caloroso, inesperado, feliz e honroso convite para prefaciar uma obra de Dolores Flor: Coisas do tempo. Seriam as chuvas um presságio do tempo? Do bom tempo a despontar no horizonte? “O tempo será a resposta...”

Houve um tempo em que Dolores pertenceu ao Paraná, seu estado natal, mas quis sua alma liberta, inquieta, poética e aventureira enveredar-se por outros espaços e outros tempos e, assim, a poeta aportou em terras mato-grossenses. Entretanto, aqui e acolá, Dolores sempre teve (e tem!) tempo para tudo: para dedicar-se com esmero à família, à vida, ao amor pelas letras e palavras, aos livros, aos poemas, à poesia. E assim Dolores foi criando seus tempos e registrando sua história.

Como ela própria atesta ao iniciar Coisas do tempo:

“O tempo tudo muda,

Tudo transforma e renova,

O que antes era certeza,

Hoje pode ser história...”

Dessa maneira, com sensibilidade e desenvoltura, a poeta, a editora, a mãe, a empreendedora Dolores Flor tece sua teia do tempo com a propriedade pertinente de quem conhece profundamente as coisas da vida e as coisas do tempo e tudo mais que a fusão de tempo e vida, vida e tempo podem oferecer através de sua experiência, observação sagaz, percepção apurada e sabedoria.

Seus textos fluem e transitam deliciosamente por todas as fases do tempo – Tempo da espera, Tempo de mudar, Tempo de viver, Tempo de amadurecer, Tempo da saudade, Tempo de partir... – que compõem a vida da humanidade, de forma linear, didática e intencional, justamente para nos evidenciar que cada fase da vida é relevante e sempre traz consigo uma carga imensa e essencial de aprendizados.

Como se pode contemplar em Tempo de viver:

“O tempo de viver pode ser breve ou longo,

Mas devemos aproveitá-lo ao máximo, enquanto temos.

Pois a vida é uma dádiva preciosa e finita,

E cada instante é uma oportunidade única de crescimento...”

E em Aprendendo com o tempo:

“A vida é um grande aprendizado,

Onde o tempo é o nosso maior aliado.

É ele que nos ensina a ter paciência,

E a compreender a verdadeira essência.

Aprendemos com o tempo que tudo tem seu momento, e que é preciso ter calma e esperar pelo vento...”

Em sua obra extraordinariamente intensa e reflexiva e em sua poesia vigorosa e fruitiva, a poeta nos ensina (reforça) que o tempo passa, apaga, cura, mas nunca nos deixa da mesma forma que nos encontrou: ele nos molda e constrói. Somos quem somos pela ação inexorável do tempo e das experiências vivenciadas em seu decurso e em nosso percurso.

– Podemos correr contra o tempo? Parar o tempo? Trazer um tempo de volta? Devemos, segundo Dolores Flor, aproveitar o tempo, pois ele é breve:

“O tempo é como um rio,

Que flui incessantemente.

E a vida é como uma folha,

Que se desfaz rapidamente...”

O amor, os amantes, os corpos entrelaçados, os lençóis, a saudade, a solidão e a gratidão também são elementos importantes presentes no emaranhado poético-literário da autora para enfatizar a magnitude e a necessidade de vivenciar, experienciar, aproveitar, aprender com cada um dos tempos brilhantemente abordados nesta obra.

Entre o convite (11/03) e o desfecho deste prefácio (26/03) mudaram as estações. De verão para o outono um lapso temporal evaporou rapidamente, feito chuva fria que cai e escorre em asfalto quente. A nova estação demarca o período de colheitas em distintas partes do mundo.

É um outro e novo tempo. É tempo de Dolores Flor colher os frutos doces e saborosos semeados ao longo de uma vida inteira dedicada à escrita, em especial, à poesia. Será um tempo de farta colheita!

Pará nós, seus leitores, será um tempo de deleite. Portanto, aproveitem, caros leitores, cada minuto e cada texto de Coisas do tempo.

Romeu Donatti (26 de março de 2023).

Comentários

Muito bem elaborado! Parabéns!

Enoque Gabriel | 04/04/2023 ás 19:34 Responder Comentários

Amei Romeu, Gratidão.

Dolores Flor | 05/04/2023 ás 14:02 Responder Comentários

Lindo percurso! Belas palavras!

L.I.S | 21/08/2023 ás 21:11 Responder Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.