PÔXA BETO

Crônicas | Josivaldo Constantino dos Santos
Publicado em 30 de Março de 2022 ás 22h 12min

PÔXA BETO!

Pôxa Beto! Porque tanta pressa em nos deixar? Não nos víamos e nem nos falávamos há 30 anos! Que surpresa maravilhosa em dezembro do ano passado, quando estive na casa de minha mãe! Um dia pela manhã quando estava chegando em casa, te vejo na calçada me esperando, com aquele sorrisão ainda do tempo de adolescente! Foi um abração apertado!  Tapas nas costas! Coisas de homens que não se veem há muito tempo! Lembra o que você fez aquele dia? Uma coisa extraordinária para um santista: tomou chimarrão na minha cuia do Corinthians (kkkkkkkkk) e disse que só fez essa façanha pela alegria do nosso reencontro. Fiz questão de registrar em fotos essa façanha!

Pôxa Beto! Se eu tivesse agora que escolher entre você voltar e eu continuar corinthiano, não hesitaria cara! Queria você aqui conosco e passaria até a torcer por seu Santos. Naquele reencontro lá na casa de minha mãe, relembramos juntos com nosso amigo Ed, as nossas presepadas no seminário, as nossas histórias!

Pôxa Beto! E agora você se vai... assim... tão depressa? O que houve cara?   A gente não combinou de se encontrar de novo? Você... se esqueceu? Você está lembrado que naquela mesma noite, fomos na casa do nosso amigo Ilcemir em Regente Feijó, reencontrar nossa galera? Que encontro maravilhoso! Comemos, bebemos matamos a saudade de velhos amigos e conhecemos outros! Está lembrado que juntos cantamos como jovenzinhos “a árvore da montanha”, e muitas outras canções de nossa adolescência escudeira? Você se soltou nessas melodias! Tenho uma foto sua cantando cheio de vida!

Lembra também que na volta desse reencontro festivo com nossos amigos, você veio na frente me guiando por caminhos que eu não conhecia? Em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida você se despediu e eu achei o caminho de casa. 

Pôxa Beto! E agora, sem mais nem menos você foi por caminhos que eu também desconheço! Aonde você quer chegar? Já sei! Você quis ficar mais pertinho de Deus não é? Mas... Cara! Você já vivia com e em Deus! Sua vida e suas ações te colocavam sempre na presença de Deus! Precisava ir pra casa Dele? E... logo agora? 

Sacanagem em Beto! Se a gente soubesse disso, não teríamos te deixado ir. Que Deus esperasse mais um longo tempo. Agora, Ele tem você! Que Deus mais egoísta! Logo agora que a gente se reencontrou e que tínhamos combinado nos ver mais vezes, Ele te chama e você aceita ir morar com Ele! Você nem esperou o seu Santos ser campeão em cima do Porco Verde! Você queria tanto ver isso! Só que você agora tem uma vantagem! Vai assistir domingo, de camarote lá no Céu, o seu Peixe detonar o Porco!        

Pôxa Beto! Mesmo assim, achamos que você não deveria ter aceito esse convite de Deus! Mas já que você aceitou, saiba que viverás eternamente em nossos corações e em nossas lembranças boas. Por falar em lembrança, lembra que você e sua família recepcionaram a mim e à minha família em sua casa? Chegamos lá em uma noite chuvosa e com muita alegria brindamos nosso reencontro com cerveja, churrasco, bons vinhos e muita música ao som do violão. Eu toquei com tanta alegria! Como esquecer tanta receptividade! Que graça tem isso agora? Não posso retribuir a recepção aqui em casa, porque você não esperou! 

Pôxa Beto! Nem acredito que você fez isso com a gente! E o vinho do Porto que você me presenteou dias antes na casa de seus pais quando cheguei a Prudente? Lembra do que eu prometi? Que só ia tomá-lo quando você ou alguém de sua família viesse aqui me visitar em Sinop. O Carlos, seu mano, veio e tomamos brindando à nossa amizade e a saudade que você deixou. A garrafa vazia está guardada... a simbologia continua! Estávamos todos aqui esperando você e sua família! Mas... parece que você se esqueceu de nosso trato!

Pôxa Beto! Hoje, dia 27 de novembro de 2015 as 13: 17 nosso amigo Ed me ligou e disse que você se foi! Corri no zap para ver se a Ângela desmentia tudo isso e ela havia escrito as 13: 06: “- Meu amigo... tenho uma notícia ruim”. Aí eu desmontei... Depois ainda pelo zap ela me pediu para ajudá-la a dizer que não era verdade que você se foi!

Pôxa Beto! Você tem noção do que causou? Você deixou na mão as pessoas que te amam! Custava nos preparar antes? Nos avisar? Amenizar o impacto? Eu sei que não adianta ficar bravo com você! Você não vai voltar atrás não é? Seu cabeça dura! Seu bobão! Pronto... Falei!

Todos nós, choramos bastante, viu... seu ingrato! Nem se despediu! Então, só nos resta dizer: Vai com Deus! Fique sempre na presença Dele! E olha por nós aqui, os seus amigos e familiares! Você deixou muita saudade, porque você plantou muita coisa boa. Foram 47 anos de uma vida digna, honesta, honrada... do jeitinho que o seu Jonas e Dona Terezinha lhe ensinaram!

Pôxa Beto! Faz 11 meses que te reencontrei e nem parece que ficamos tanto tempo distantes! Descanse em paz meu amigo Beto e desfrute o máximo da eterna presença de Deus. Um dia... a gente se encontra! Viu seu fujão?

Ah!... já ia me esquecendo! Domingo vou torcer pro seu SANTOS!   

Comentários

Meu Amigo, Josivaldo! Li ontem à noite. Já tinha lido antes. E acabo de reler. Irei ler muitas outras vezes. Suas palavras exprimem não só a alma do Meu Amado Irmão Beto, mas também a essência da Família Santos, a Família Terezinha e Jonas. Obrigado.

MARCELO FREITAS MIRANDA DOS SANTOS | 31/03/2022 ás 11:10 Responder Comentários

Meu amigo, quem disse que chorar é dos fracos, chorar é dos que amam e tem saudades, e você com essa sua habilidade única de manejo com as palavras eternizou a lembrança do Beto! Só tenho a agradecer e toda vez que quiser lembrar, pensar e sentir a presença do Beto lerei o “poxa Beto” acompanhado de uma taça de vinho !

José Carlos Evangelista | 31/03/2022 ás 11:24 Responder Comentários

Emocionante!!! ??

Janaína Lima | 31/03/2022 ás 12:46 Responder Comentários

Revivi cada momento da sua historia contada. Uma pessoa muito especial na minha vida, está guardado na caixa das relíquias mais preciosas.Está na PAZ do Senhor!!! Grande Beto.????????

Ana Elisa Mariano Santos | 31/03/2022 ás 17:50 Responder Comentários

Saudades maravilhosas

Pedro montovanelli junior | 31/03/2022 ás 20:16 Responder Comentários

Saudades de um amigo querido,que na nossa concepção se foi tão cedo.Pra sempre nos nossos corações!

Daise Santos | 31/03/2022 ás 21:41 Responder Comentários

Não pude conter as lágrimas ao realizar essa leitura. Impossível também não reviver as boas lembranças da nossa juventude. Saudades, Beto! Obrigada, Josivaldo!

Maria Cristina Mariano | 31/03/2022 ás 22:52 Responder Comentários

Meu querido sobrinho Beto. Sem palavras so saldades

Marinaalva de Freitas | 01/04/2022 ás 09:49 Responder Comentários
'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.