OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 18 de Agosto de 2025 ás 21h 38min
INTRODUÇÃO
O presente capítulo visa compreender acerca dos diversos desafios referentes ao uso
das tecnologias assistivas na educação inclusiva, ora pela necessidade no desenvolvimento
do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, ora pela magnitude acerca da inclusão
no âmbito escolar.
Partindo desse pressuposto, percebe-se que existe um grande déficit em relação
às práticas sociocomunicativas com os alunos, onde percebemos a dificuldade em relação
à interação professor-aluno, dificultando o uso das tecnologias assistivas (TA), sendo este
um meio para desenvolver essa habilidade de comunicação, ora pelo professor, ora pelo
estudante, por isso, é importante que o professor busque uma melhor capacitação, trabalhando
a inclusão nesse âmbito, atribuindo caminhos necessários para o desenvolvimento dos
aprendizes, sendo a inclusão indispensável nesta pesquisa.
Sendo assim, neste capítulo propomos investigar os diversos desafios que são
enfrentados diariamente em relação ao uso das TA, pois sabemos que existe uma grande
dificuldade dos professores e dos alunos quanto ao uso, e principalmente quando aplicadas
à Educação Inclusiva. Portanto, busca-se uma melhor compreensão acerca dessa temática, seus desafios, discutindo mecanismos a fim de superá-los, para que assim ocorra uma
construção do saber dos estudantes.
Este capítulo objetiva analisar a importância do uso das tecnologias digitais no
âmbito escolar. Albergamos a metodologia de cunho qualitativo, por meio de informações
bibliográficas, sendo assim, um caminho fundamental para chegarmos aos resultados.
Segundo Paiva (2019), as fontes podem ser primárias (ex.: teses, livros, artigos, textos
em anais, relatórios técnicos), secundárias (artigos de revisão bibliográfica, tratados,
enciclopédias e artigos de divulgação) e terciárias (bases de dados bibliográficos, índices e
listas bibliográficas); abordamos as fontes necessárias para este estudo.
Sendo assim, esta pesquisa justifica-se por buscar compreender acerca da importância
do uso dessas TA para a educação inclusiva, buscando meios e caminhos possíveis para o
enfrentamento de diversos desafios, profissionais e no âmbito escolar. Contudo, ressalta-se
a importância do foco no desenvolvimento dos estudantes com deficiência através do uso
dessas TA, para que ocorra uma contribuição para o desenvolvimento de suas respectivas
competências e habilidades.
Para o desenvolvimento deste estudo abordou-se uma revisão bibliográfica, através
dos referidos teóricos como Costa, Duqueviz e Pedroza (2015), Ribeiro (2014), Nascimento
(2018), Parette e Hourcade (2013), dentre outros autores que versam sobre o tema, no que
diz respeito aos desafios que surgem através do uso de tais TA na educação inclusiva. Além
desta seção introdutória, em que foram abordados os pontos principais desta pesquisa, este
trabalho está dividido em quatro unidades, que seguem uma ordem, em que primeiramente
discutimos sobre os aspectos gerais das tecnologias assistivas.
Logo após, trazemos algumas reflexões acerca das tecnologias no âmbito escolar,
e algumas mediações no processo inclusivo. Na terceira unidade, discutimos sobre o
desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes com deficiência por
meio da tecnologia, sendo ela indispensável na contribuição do ensino desses alunos. Posteriormente, apresentamos as considerações finais e, por fim, as referências utilizadas
para embasar o referido estudo.