O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 17 de Agosto de 2025 ás 21h 12min
INTRODUÇÃO
Incluir socialmente é uma ação fundamental na vida do cidadão para
viver em uma sociedade equitativa. No entanto, ao se referir o contexto
escolar, local onde as crianças vivenciam diversas experiências durante o
período que compartilham com os educadores e colegas essa “inclusão”
se faz necessária.
Esta pesquisa objetiva discutir as práticas de inclusão nas escolas e ex-
plorar a importância de uma educação inclusiva que respeite e valorize a
diversidade e que tenha um olhar atento as atitudes capacitistas no am-
biente escolar.
O capacitismo infantil, caracterizado pela discriminação e preconcei-
to contra crianças com deficiência, realidade presente em muitos espaços
e instituições de ensino. Tal discriminação afeta não apenas o acesso das
crianças com deficiência a uma educação de qualidade, mas impactam sua
autoestima e desenvolvimento social e cognitivo.
Ao observar as práticas inclusivas presentes no ambiente escolar, é possível identificar e pontuar as habilidades e competências que as crian-
ças com deficiências desenvolvem ao trabalhar de forma efetiva estratégias
inclusivas.