O MARIDO INGRATO

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 10h 27min

         O MARIDO INGRATO    
            
          Era uma vez, um casal acordou muitíssimo cedo e foi à machamba. Pelo caminho ,  encontrou-se com uma cobra muito grande que se apressou em enrolar o homem , esposa fugiu uns trinta metros e começou a chorar amargamente em desespero. A mulher pensou, pensou , pensou e concluiu que os seus choros não salvariam o marido daquele perigo e procurou a solução do problema.                                                                                                                                          
          ---- Senhor cobra, muito obrigado por ter preso o meu marido ? --- disse a mulher. 
          ----- Por que me agradeces ? Perguntou a cobra.
          ---- Por que não gosto dele e nem quis casar com ele por que é feio e malcriado. O meu maior sonho é  casar-se com uma cobra linda , poderosa e maravilhosa como o senhor.---Disse a mulher.                                               
           A cobra ficou muito feliz e apaixonada com as palavras da mulher e a perguntou:                           
           ---- Que pensas em fazer agora?
          ----- Quero preparar um  prato delicioso para que sirvas antes de comer este homem feio e mau.--- disse a mulher.
           ---- Que prato ? ---Perguntou a cobra. 
          ---- umas papas muito deliciosas.--- disse a mulher. 
        A cobra  gostou da ideia da mulher e a disse para de  imediato, no local,  prepará-la as papas. Depois de prepara-las a mulher disse :
          --- Amor, largue o homem , feche os olhos que eu vou entornar estas papas na sua boca - disse a mulher à cobra venenosa. 
          Cegado pelas falsas palavras da mulher, a cobra fechou os olhos , abriu a boca e a mulher entornou – lhe muita papa quente queimando-lhe toda a boca , a garganta , o esófago e o estômago. Enquanto que o réptil rebolava , a mulher correu , arrancou ao marido o machado e cortou a cabeça da cobra.  O marido ficou muito surpreendido com a inteligência e a coragem da mulher.
         Salvos, ambos voltaram para casa e para a surpresa da mulher o homem disse: 
         ---- A partir de hoje, você não será mais minha mulher.
        ---- Por que , meu marido ?--- perguntou a esposa. 
      ---- Por que se tiveste a coragem de matar um monstro que não te atacou quanto mais a mim que sou um homem que bate quando brigamos.--- justificou o homem.
       A mulher sentiu-se muito ofendida e foi à casa do rei chorando e lamentando. Quando lá chegou , contou ao rei o sucedido e este mandou aos seus oficiais para apurar a veracidade dos factos. O homem, na presença do rei , dos seus oficiais e de toda a população, confessou o erro e o rei mandou os seus oficiais para o matarem mas a esposa pediu ao rei para que o perdoasse e juntos voltassem para casa. Como o ambiente no local estivesse tenso , o rei determinou que o homem fosse morto no dia seguinte mas a mulher mudou a sentença dizendo ao rei que o perdão era mais barato que a morte porque esta a deixaria viúva e os seus sete filhos estariam órfãos . O  rei finalmente ficou convencido e o homem foi libertado.                                  
                                                                                                                           Literatura JC, 30/09/2009
      

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.