O LEÃO E O COELHO

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 11h 00min

         LEÃO E O COELHO
            

        Era uma vez, o leão e o coelho eram amigos. Nos finais das tardes, eles conversam demoradamente e em todos os fins de semana organizavam banquetes. Certo dia, durante a conversa, o leão disse ao amigo que ele era o animal mais poderoso do mundo e invisível  diante dos seus inimigos e tinha uma voz estrondosa e fazia afugentar os outros animais.
           --- É verdade amigo--- concordou o coelho. Mas eu sou o único animal do planeta que pode gritar prolongadamente sem pousar por mais de 5 minutos e posso faze-lo ate de boca fechada.
            O leão desmentiu o amigo e discutiram ao longo do dia. Para acabar com o problema, os dois amigos marcaram uma  data para a tal partida e apostaram  muito ouro e prata.  Marcou-se sábado de manha como o dia marcado para o desafio.  Muitos animais foram convidados para o evento e o elefante foi escolhido  juiz da partida.
           No dia anterior  da partida, o coelho procurou outros coelhos e os ensaiou vozes a fim de gritarem  seguidamente depois dele e prometeu-lhes recompensas. 
           O dia esperado chegou .Muitos animais estavam presente e o juiz da partida ordenou ao leão em  ser o primeiro a gritar. O  leão gritou estrondosamente por três minutos e interrompeu a voz porque lhe faltava fôlego. O juiz da partida ordenou ao coelho a gritar e ele o fez por dois minutos. Quando os outros coelhos, escondidos nas cavernas,  notaram que o seu companeiro lhe faltava fôlego,o seguiram intercaladamente por vinte minutos. O coelho foi considerado vencedor da partida e recebeu a recompensa e a dividiu  secretamente com os outros coelhos.
          Envergonhado, o leão saiu do local e o coelho disse aos demais animais que a forca sem esperteza é fraqueza. A partir daquele dia, o leão e o coelho tornaram-se inimigos.
                                                                 

                                                                   Literatura JC, Setembro de 2009.

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.