O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 19 de Agosto de 2025 ás 22h 10min
Introdução
Com os avanços da tecnologia o processo de ensino e aprendizagem não deverá mais ser executado através de um currículo estático, mas sim atualizado com a inclusão das mídias digitais como ferramentas para auxiliar o trabalho docente. E se tratando da educação infantil, essa inclusão tecnológica deverá favorecer a inserção das crianças no âmbito escolar com relação a uso de algo do seu cotidiano.
Esse estudo tem o objetivo de trazer a importância de incluir as tecnologias digitais no currículo da educação infantil como forma de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem significativa para as crianças. Para a sua elaboração foi feita uma pesquisa qualitativa com método de observação e desenho descritivo. Sua fundamentação com estudos de autores como Kuhmann (2003), Prenski (2001), Kenski (2010), Moran (2005) entre outros e também documentos da legislação brasileira.
Seu desdobramento foi dividido primeiramente num recorte sobre a história da educação infantil, em seguida buscou relatar os aspectos do currículo da educação infantil e a importância da inclusão da tecnologia e no terceiro momento foram apresentados alguns aspectos de como utilizar
as tecnologias nas atividades de sala de aula.
A pesquisa aponta que o currículo da educação infantil deve estar conforme as necessidades das crianças em sua faixa etária e o uso das tecnologias são necessárias para que a aprendizagem atual tenha significado, pois as mídias digitais estão presente no cotidiano delas.