NEUROPSICOMOTRICIDADE: APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Capítulos de livros | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 19 de Agosto de 2025 ás 21h 58min

INTRODUÇÃO
      Neste presente trabalho iremos discutir sobre a neuropsicomotricidade como fator preponderante para o ensino e aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) discutindo o papel da psicomotricidade no ambiente escolar e a sua associação ao processo de evolução do aluno com TEA no ensino e aprendizagem.
      Com base nos pressupostos até então discutidos, a pesquisa conceitua a neuropsicomotricidade, elencando as suas principais características que tipificam o indivíduo com TEA, bem como evidencia os principais mitos que permeiam a temática e as respectivas políticas educacionais que amparam o indivíduo com TEA.
        Por fim, conclui-se que o funcionamento cerebral do autista se difere do funcionamento cerebral de pessoas sem TEA, principalmente no âmbito da inteligência social, o que acarreta sua própria maneira de ver o mundo.

     A metodologia caracteriza-se por ser um estudo teórico à luz da literatura científica que versa sobre o referido tema. Logo, quanto aos procedimentos de pesquisa caracteriza-se pela bibliográfica.
     Neste contexto, este presente trabalho, objetiva discutir sobre o funcionamento do cérebro de pessoas com TEA. Justifica-se a importância desta pesquisa, devido a necessidade de se compreender o indivíduo com TEA, as características que são intrínsecas a sua condição, podendo levar a criação de medidas e ações assertivas que proporcione a sua inclusão social.
      Dessa forma, no primeiro tópico, o conceito basilar de TEA. No segundo, há abordagem das características do TEA. No terceiro, A neuropsicomotricidade e à aprendizagem de criança com TEA. No quarto, principais diferenças entre psicomotricidade e neuropsicomotricidade. No quinto, o lúdico e a neuropsicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem do aluno com TEA. Por fim,
as considerações finais.

Livro: COLÓQUIOS EM EDUCAÇÃOESPECIAL NA ABORDAGEM INCLUSIVA: ENSINO, APRENDIZAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.