Não embriagueis com vinho.
Desenvolvimento pessoal | Victor RodriguesPublicado em 17 de Outubro de 2022 ás 15h 40min
: O apóstolo Paulo ao declarar “ Não embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo” exemplifica que a plenitude do mesmo depende do modo como o crente em Cristo Jesus corresponde à graça que lhe é dada para viver em santificação. O que significa isso? A resposta é muito simples: Isso quer dizer que uma pessoa separada para Deus não pode estar "embriagada com vinho” e ao mesmo tempo ser “cheia do Espírito Santo de Deus” .
Esse tipo de atitude está listada como obra da carne pela qual os mesmos que a praticam não herdarão o reino de Deus e está presente em gálatas 5. 19-21. Então devemos nos guardar do álcool, das drogas ou de qualquer outros entorpecentes igualmente nocivos que geram vícios gravíssimos terminando em furto, roubo, violência e morte.
Podemos ver que o uso do vinho quando foge da maneira moderada, o seu mau uso levou homens santos a cometer torpezas e até crimes no caso, por exemplo, de Noé, Ló e Davi. Noé, este já fora de si desnudou-se de maneira vergonhosa na frente dos filhos; as filhas de Ló embebedaram em duas ocasiões o próprio pai, porque estavam preocupadas com a sua descendência gerando dois povos nômades rivais de Israel - Os moabitas e os amonitas. E o Rei Davi cometeu um dos seus pecados mais graves contra o Senhor, ele usou o vinho como instrumento de corrupção para encobrir seu adultério com Bate- Seba , convocou seu general Urias para frente de batalha, o embriagou e induziu a deitar com sua esposa adúltera e já grávida, se o seu plano tivesse dado certo, o bebê iria para conta de Urias, a que ponto o uso do vinho levou tal homem a cometer algo tão ruim a alguém que era leal e obediente a ele mesmo, num meio cheio de muitas traições e cobiça.
Concluímos, que temos que fugir das bebidas alcoólicas e de outros vícios igualmente graves, a fim de que possamos ministrar ao Senhor com todo zelo e cuidado, temos que exalar o cheiro suave às narinas do nosso Deus, pois ele não mudou, é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Sejamos moderados e equilibrados para honra e glória de seu nome.