Chorar não resolve nossos problemas, só entope o nariz e risca rugas no rosto. Esse é um ditado que escuto com frequência, apesar de haver certo grau de racionalidade nunca concordei com essa afirmação, obviamente porque sou chorona, uma melancólica assumida. É chorando que extravaso minhas emoções, às vezes consigo chorar de tanto rir.
Hoje meditando nas palavras de Jesus deparei-me com as bem-aventuranças e no segundo tópico ele cita os que choram. Como Jesus pôde dizer que quem chora é bem aventurado? E ele mesmo responde que esses serão consolados.
Chorar não é bem visto nos nossos dias, é um sinal de fraqueza, no entanto para Jesus quem chora será consolado, mas e quem não chora? Esse não precisa de consolo.
O fato é que podemos chorar, devemos aliviar nossas dores e frustrações, não precisamos viver como máquinas sem emoções que somente cumprem funções, somos humanos, suscetíveis à dor sim e o Mestre compreende isso, já que ele mesmo ????
Em suas andanças, Jesus disse: " Não chores" para uma viúva que estava sepultando seu filho, isso fora de contexto é contraditório. Mas em seguida ele ressuscitou seu menino, ele se compadeceu do seu sofrimento, ele não falou na intenção de ela parar de sofrer ou que chorar não resolveria nada. Pelo contrário, ele tinha o poder de solucionar a causa do seu choro, por isso disse para ela não chorar.
Talvez você como eu pense porque Jesus também não ressuscitou meu filho ou meu amado? Ele não se compadeceu de nós?
Sim, Ele se compadece de nosso sofrimento e da nossa dor e por isso nos promete o consolo.