MEDITANDO A SEU FAVOR

Desenvolvimento pessoal | Amanda Mazzei
Publicado em 07 de Agosto de 2022 ás 23h 09min

Soren Kierkegaard o pai do pensamento existencialista nos deixa uma linda reflexão de extrema de muito valor: ‘‘O importante é encontrar uma verdade, mas uma verdade para mim, encontrar a verdade para qual quero viver e morrer!’’

A verdade subjetiva de cada um é a importância para a construção de cada ser, a verdade é a vida que cada um atribui a si mesmo, quando uma pessoa conhece algo, ela atribui sua própria verdade e essa construção toma posse do que ele passa a acreditar. Descobrir a sua verdade é construir seu próprio sentido da sua existência, ou seja, qual o propósito que você atribui a sua vida? Onde Kierkegaard deixa o ponto de reflexão: qual a verdade pela qual você quer viver e morrer?

Quando você questiona seu próprio aprendizado e vai em busca de respostas de forma crítica construtiva para seu desenvolvimento intelectual, você passa a meditar a seu favor, buscando verdades para sua liberdade de fazer escolhas, construindo saberes, te aproximando do seu eu autêntico ou muitas vezes afastá-lo de si mesmo, tudo vai depender das possibilidades que atribuirá aos resultados obtidos.

Kierkegaard dizia: ‘‘No possível, tudo é possível’’, ou seja, todas as dúvidas atribuidas no processo que antecede as escolhas, pelas incertezas, acaba se transformando em angústia e complementa: ‘‘ arriscar-se é perder o equilíbrio por um tempo, mas não arriscar-se é perder -se a si mesmo para sempre’’.

Poxa vida, meditar sobre nós mesmo é autêntico e complexo, porém é necessário para a construção do nosso eu meditando sempre ao nosso favor, e descobrindo possibilidades para a vida.

 

Sabemos que a cada segundo que o relógio gira, somos confrontados a fazer escolhas, e quando pensamos que existir é escolher, sabemos que o ato de existir é uma escolha, onde cada um de nós escolhemos nossa existência, nossa essencia, quem nos tornamos através das próprias escolhas que fazemos. Mas não podemos esquecer que somos o resultados de todas as escolhas, por isso não devemos deixar que o outro escolhe por nós, pois estaríamos nos anulando na essistência da vida para fazer o que o outro gostaria de fazer.

Pode ser um impacto o que vou dizer aqui, mas a responsabilidade que temos sobre nossos atos e escolhas é muito grande e seria importante que todos tivessem essa ciência como verdade, pois você é o autor da sua própria construção.

 

DO LIVRO - O SENTIDO DE TUDO

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.