MASSACRE AOS IDOSOS

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 10h 01min

              MASSACRE AOS IDOSOS

              Era um vez num dos povoados da província de Tete , crianças , jovens e adultos acusavam injustamente aos velhos de serem feiticeiros e autores das mortes que se verificavam naquela área. As suas acusações eram sustentadas pelo curandeiro local que era consultado quando alguém daquela região ficava doente, morria ou mesmo quando acontecia algo que eles  não conseguiam explicar.                                                                                                                        
           Certo dia, o rei convocou uma  reunião e toda a população foi obrigada a participar. Todo o mundo deveria dar a sua opinião para se ultrapassar aquela crise social. Na reunião, a população voltou a acusar injustamente os velhos de serem feiticeiros  e  culpados por cada morte e tragédia que acontecia naquele povoado.  
         ---- Sua majestade, estes velhos são feiticeiros e devem ser mortos senão todos acabarão  por morrer nesta zona----disse Njera , o maior curandeiro do povoado.                                                     
        ---- Se eles devem ser  mortos , o senhor também deve sofrer o mesmo dado por que  o senhor também é um velho…---disse o rei.                                                                                                                  
       ----Não, Sua majestade .--- interrompeu Njera.                                                                                        
        --- Porque te excluis.---Perguntou o rei.                                                                                                           
       ---Porque se um individuo da terceira idade não é curandeiro é feiticeiro. Por ser curandeiro, sua majestade não sabe quantas lutas tenho passado nas madrugadas para salvar ao rei e a sua família pois já passa muito tempo que eles intentam vos destruir.---justificou Njera.
        Depois de ouvir a justificação do velho curandeiro, O rei ficou muito furioso, não permitiu a nenhum velho se justificar e nem ir a casa  e no mesmo instante  mandou a cada presente matar o seu próprio parente idoso. De imediato, o povo obedeceu e centenas de velhos foram mortos pelos seus próprios filhos e familiares.
        Passado algumas semanas, o filho do rei, que  seria o seu sucessor ,morreu misteriosamente. O rei  ficou muito consternado e  inconsolável. Mandou de imediato solicitar Njera para explicar quem desta vez era o autor daquela perda irreparável, uma vez que todos os velhos daquela zona tinham sido massacradas a poucas semanas.   
      --- Sua majestade, nem eu nem os meus espíritos conseguem desvendar o mistério.-- Disse Njera, incapacitado.
      ---Guardas, mate -no . ---ordenou o rei.      
         O velho curandeiro Njera foi morto diante de todos .O rei e o povo lamentaram a morte do principezinho e dos velhos que eles com as suas próprias mãos os assassinaram. A partir daquele dia, tanto o rei como a população passaram a cuidar dos velhos e honra-los e nunca mais lhes acusaram de ser feiticeiros.                                                                                                              
                                                                                                                         Literatura JC, 11/09/2009 

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.