LIMPANDO O CAMINHO

Desenvolvimento pessoal | Amanda Mazzei
Publicado em 07 de Agosto de 2022 ás 23h 06min

Para você acreditar em algumas coisas na vida, sempre foi necessário filtrar o conhecimento e deixar como verdade apenas aquilo que nos importa, certo? Porém nem tudo que aprendemos na vida é verdade, tudo vai depender de uma séries de situações que envolve o seu contexto social, sua cultura, suas crenças, o que realmente acredita para se formular novos saberes e verdades dentro de você.

Quando estamos em busca do conhecimento, é porque estamos querendo aprender de certa forma algo para nos ajudar, como esse livro por exemplo, se você esta lendo essas páginas e chegou até aqui é porque o conteúdo despertou algo em você para agregar conhecimento a você de certa forma.

Então o que eu quero dizer aqui, é que muitas vezes filtrar as informações que aprendemos é uma forma de limpar o caminho para entrarmos em reflexão e saber se realmente essas informações estão sendo úteis para nosso crescimento interior.

Toda leitura desperta interesse dentro de nós, desperta algo que queremos descobrir de nós mesmo e com isso a chama de uma limpeza profunda que começa a agir, e ao mesmo tendo entrar em conflito com as antigas crenças que estão enraizadas dentro de nós.

Não devemos levar como verdade absoluta tudo que pensamos, mas filtrar as informações do que será útil para acrescentar ao nosso próprio conhecimento que já temos e agregar valor ao que estamos procurando como verdades para nós mesmos.

 

Quando acreditamos em algo e colocamos como verdades em nossa vida, precisamos saber se realmente aquela verdade é algo concreto, pois devemos tomar cuidado com os pensamentos automáticos, ou seja, as distorções cognitivas que se manifesta através do que aprendemos, e colocamos como crenças, a forma como aprendemos desde quando éramos crianças, por exemplo.

Sabemos que devemos atribuir significados ao que aprendemos, e associar a nossa realidade, porém, nem tudo que aprendemos pode estar condizente ao certo ou errado e para que não nos tornamos vítimas de um aprendizado errado, filtrar o que se aprende e processar essas informações da melhor forma possível é questionar o que se aprende, pois tudo que aprendemos esta ligado a como sentimos as coisas, como nos comportamos aquele contexto do meio em que aprendemos.

Quando relato aqui para limpar o caminho, é sempre buscar aplicar o que se aprende, fontes confiáveis, e não apenas acreditar como pura verdade o que alguém pode te dizer, ou aceitar o que se lê, para que possamos ampliar o senso crítico com base em fatos reais, ideias reais que fazem sentido com base na sua construção psicológica, cognitiva e social.

Questionar o conhecimento é não se tornar fantoche de ninguém, mas ser livre para pensar de forma diferente, e agir de forma diferente para se tornar o autor da sua obra de vida: Sua história, porque o que mais se vê na sociedade é a maioria das pessoas acreditarem em tudo que a televisão fala e tudo que falam e apenas concordar com uma verdade distorcida.

A liberdade de pensar e conhecer formas diferentes de agir depende apenas de você se souber enxergar que pode ser diferente, limpando o seu caminho das toxinas que empregaram um dia a nós e sermos apenas o que os outros querem que sejamos.

Ser livre para pensar, questionar e agir não pesa e não faz mal a ninguém, mas ser fantoche da sociedade e aceitar o que o sistema define para você é ser apenas mais um.

A liberdade começa no que você acredita e pensa.

 

DO LIVRO - O SENTIDO DE TUDO

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.