Lições em silêncio

Crônicas | 2025 - Valter Figueira e Convidados - Lições que viram versos | Manoel R. Leite
Publicado em 09 de Janeiro de 2026 ás 19h 10min

A mocidade busca palavras, confrontos para aprender, nada mais do que embates superficiais opiniões não necessariamente são lições de sabedoria.

A sabedoria esta caminha lado a lado com o silêncio, em passos tímidos muitas vezes introjetam aquela pergunta. O sopro que gira a cabeça, e, permite olhar para os lados. Concebendo uma paisagem que distraidamente passaria sem ser notada, camuflada em meio as sensações de falsas urgências permeando o dia a dia daqueles que sonham, vivem e sofrem.

O silêncio grita a todos. Aos sonhadores no frescor do entardecer, e no sabor agradável de um vinho, ilumina a alma, como um banquete de sensações, embriaga a noite, não mais como fuga ou pressa. Tão somente com o degustar de vida, presente sempre no coração daqueles com fome de paixão, saudade e vida.

Quisera que o vento leve da noite, trouxesse o rumo. Mas não funciona assim, traz simplesmente o alento de que o mundo é grande, e, mesmo que não sinta, você faz parte dele. E, por incrível que pareça, você é importante para o mundo. Contudo, a importância não vem em palavras, nem mesmo em gestos. Ela simplesmente existe, como o vento existe sem ser visto, assim é você! Uma existência digna de textos homéricos, imperceptível aos apressados, fundamental para naus à deriva, ou mesmo com destinos certos. Existir nunca é um fardo, é a força que move o mundo, um levantar de folha que se desprende do galho. A transformação que produz vida, carrega o ser, sendo elo entre o natural, e o que que evita aceitar que ele também é regido pelas leis naturais. Não por regras e dissimulações humanas, que enganam o sentir e o viver.

Oh! Mundo das comparações tão artificialmente criado para te afastar de ti.

Sejas presença! Seja singelo! E, com toda simplicidade a odisseia se concretiza. Não por ser extraordinária e, apenas pelo fato de aceitar o seu compromisso consigo e com os outros. Se faz parte de sua missão proteger, proteja! Se faz parte de sua missão compartilhar, compartilhe! Se faz parte de sua missão liderar, lidere! Nunca esqueça o conselho silencioso do vento que tão modestamente te permite enxergar o invisível. Que a base de sua missão é existir e tocar o mundo com a força e vigor de uma alma inquieta, forte, sábia e, acima de tudo grata pelo poder da transformação.

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.