Janeiro, momento de pensar em saúde mental

Crônicas | Manoel R. Leite
Publicado em 18 de Janeiro de 2022 ás 17h 20min

Um novo ano se inicia, e com ele novas oportunidades e desafios. Muitas promessas e muitas intenções tradicionalmente marcam o início desse novo período. As ações desenvolvidas pelo Janeiro Branco, nos alerta para a importância de se pensar na saúde mental, colocar em pauta a nossa mente e o nosso bem estar. Sim, isso é algo de grande importância para todos. Mas, muitos se perguntam como eu posso promover a minha própria saúde mental? Como arrumar tempo para pensar e implementar tais ações? Olha esse realmente é o primeiro e melhor caminho. Afinal, de contas devemos governar os nossos próprios pensamentos e propósitos, e na verdade todos somos responsáveis e habilidosos para isso. É obvio, que de maneira alguma se exclui com isso a necessidade em muitos momentos de apoio e suporte, e quando necessário executados por profissionais qualificados.

Quando se usa branco na busca de esperança, paz e harmonia para um novo ano a saúde mental é o fio condutor para todos esses objetivos. Reflita sobre isso: como é possível alcançar esperança, paz e harmonia sem estar nitidamente com uma boa saúde mental. Uma vez que a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental está diretamente ligada ao bem estar consigo mesmo e com os outros, sendo assim, a paz pode ser encontrada, a harmonia se estabelece, além da esperança ter um solo fértil para florescer mesmo nos momentos das mais diversas atribulações.

Mesmo que a promoção da saúde mental lhe pareça algo distante e muitas vezes vago. Esta pode ser muito mais próxima do que você imagina, e tão objetiva e prática como as ações que tomamos todos os dias de nossas vidas. Saiba que não existe um único caminho para se desenvolver a saúde mental, como diz uma expressão muito antiga “todos caminhos levam a Roma”, muitos caminhos levam a saúde mental. Para aqueles ansiosos que sempre estão com presa, uma realidade pode ser decisiva nesse momento “a direção é mais importante do que a velocidade”, com isso visualize o que seria uma boa saúde mental para você, e fazer pequenas observações se as ações que você realiza te aproxima ou te afasta de seu bem estar mental.

Observe suas ações simples, tire um momento para apenas desfrutar e apreciar este dia, do seu jeito e ao seu tempo, curta o momento, isso por si só lhe trará muitos benefícios, além de lhe direcionar para caminhos mais saudáveis. E tanto é fato que você busca a saúde mental que você está lendo este texto, não importa se você está lendo em 1º de janeiro ou em qualquer data do ano. O fato é que a jornada pela saúde mental precisa começar em algum momento, e por que não agora. Uma vez que oportunidade surge, não quando esperamos e sim quando necessitamos acolha a oportunidade de estar e ser melhor para você e para as pessoas que você considera. Promova a sua saúde mental, e ajude outros a fazer o mesmo, pois compartilhar saúde mental é promover bem estar e felicidades.

Feliz ano novo, e ótima saúde mental a todos.

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.