INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO FOLCLORE BRASILEIRO
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 16h 13min
Este artigo relata uma experiência desenvolvida interdisciplinarmente com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental em Escola Pública na cidade de Itapuranga-GO, o estudo partiu da integração do folclore brasileiro junto às de metodologias ativas. Tal proposta buscou valorizar a cultura popular e desenvolver aprendizagens por intermédio de estratégias da sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e gamificação. As atividades envolveram leitura compartilhada de lendas, brincadeiras como amarelinha, produção artística, exploração musical-cantigas de roda, trava-línguas e produções coletivas dos personagens das lendas folclóricas como: Saci Pererê, Iara, Boi bumbá, Boi tatá e o Boto cor de rosa por meio de pinturas e colagens de papel crepom.
Livro: Anais do CMD 2025 - Volume II