INCLUSÃO SOCIAL: CAPACITISMO INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

Capítulos de livros | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 21h 01min

INTRODUÇÃO

            Incluir socialmente é uma ação fundamental na vida do cidadão para viver em uma sociedade equitativa. No entanto, ao se referir o contexto escolar, local onde as crianças vivenciam diversas experiências durante o período que compartilham com os educadores e colegas essa “inclusão” se faz necessária.

Esta pesquisa objetiva discutir as práticas de inclusão nas escolas e explorar a importância de uma educação inclusiva que respeite e valorize a diversidade e que tenha um olhar atento as atitudes capacitistas no ambiente escolar.

O capacitismo infantil, caracterizado pela discriminação e preconceito contra crianças com deficiência, realidade presente em muitos espaços e instituições de ensino. Tal discriminação afeta não apenas o acesso das crianças com deficiência a uma educação de qualidade, mas impactam sua autoestima e desenvolvimento social e cognitivo.

Ao observar as práticas inclusivas presentes no ambiente escolar, é possível identificar e pontuar as habilidades e competências que as crianças com deficiências desenvolvem ao trabalhar de forma efetiva estratégias inclusivas.

 

Livro: PRODUÇÃO ACADÊMICA HOJE

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