INCLUSÃO SOCIAL: CAPACITISMO INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 17 de Agosto de 2025 ás 21h 01min
INTRODUÇÃO
Incluir socialmente é uma ação fundamental na vida do cidadão para viver em uma sociedade equitativa. No entanto, ao se referir o contexto escolar, local onde as crianças vivenciam diversas experiências durante o período que compartilham com os educadores e colegas essa “inclusão” se faz necessária.
Esta pesquisa objetiva discutir as práticas de inclusão nas escolas e explorar a importância de uma educação inclusiva que respeite e valorize a diversidade e que tenha um olhar atento as atitudes capacitistas no ambiente escolar.
O capacitismo infantil, caracterizado pela discriminação e preconceito contra crianças com deficiência, realidade presente em muitos espaços e instituições de ensino. Tal discriminação afeta não apenas o acesso das crianças com deficiência a uma educação de qualidade, mas impactam sua autoestima e desenvolvimento social e cognitivo.
Ao observar as práticas inclusivas presentes no ambiente escolar, é possível identificar e pontuar as habilidades e competências que as crianças com deficiências desenvolvem ao trabalhar de forma efetiva estratégias inclusivas.
Livro: PRODUÇÃO ACADÊMICA HOJE