As floriculturas são mais do que estabelecimentos comerciais. São instituições dedicadas a oferecer um universo de encantos, emoções e significados. Diferentemente, de tudo que é artificial e prático, elas fornecem uma beleza ligada diretamente a natureza, carrega tradições e a sua não praticidade do ponto de vista que tudo ali e vivo. E, portanto tende a ser perene, devolve a condição natural humana. Aquela que a maioria de nós evitar em perceber, principalmente para aqueles que fogem das leis do tempo.

Minha admiração por flores acho que nasceu comigo. Está em meu DNA, ou ainda convive ao meu lado desde cedo. Mesmo pequenina lembro de minha avó, seu jardim e tanta magia que ali existia. Aquele mundo encantado que me fazia tão bem. E, tantas e tantas vezes fora meu refúgio pelo mais diversos motivos: joelho ralado, perda de animais de estimação, brincar sossegada sem se interrompida, desilusões amorosas, raivas, tristezas, alegrias, e tudo que se pode experienciar em um pequeno coração.

Ainda me lembro de ouvir minha querida avó a conversar com as plantas. Plantava no meu peito o carinho e a dedicação. Um interesse verdadeiro que hoje é tão difícil encontrar nas pessoas.

_ Como você amanheceu hoje? Vamos podar, e, você sentirá melhor. Não se preocupe você está entre amigas. - dizia tudo com a leveza de quem sabe viver com sabedoria.

Eu na minha pequines perguntava:

_ Vovó porque conversar as plantas?

_ Para que elas entandam o que está acontecendo, e, fiquem viçosas e felizes. São criaturas de Deus, querem ser tratadas com carinho. - Ficava ali ouvindo, as vezes imitando, mas dificilmente sabendo o que falar.

Amanhã começo um trabalho novo, auxiliar de atendimento em uma floricultura. Não estou conseguindo ficar tranquila, percebo que estou ansiosa. Ansiosa não, agitada, muita coisa na minha mente, estes últimos dias estudei um pouco sobre as flores, e, penso que vai sentido, não sei se será útil. Mas é bom saber que:

As rosas são símbolo do romantismo, da beleza da perfeição e também do amor. Mas as cores delas carregam sentidos complementares, isso não quer dizer que todos conhecem seus detalhes. Porém para quem conhece vivencia melhor a experiência; já carregam a tradição de amor verdadeiro e eterno, inspiram o desabrochar dos sentimentos; a fertilidade é muito bem representada pela orquídea. Com toda a elegância que transmite, comunica um sentimento formal, nobre e respeitoso; como o nome diz amor perfeito é algo magnífico. Esta flor pequena e aparentemente simples carrega o sentido de paixão eterna e infinita, ligada tanto e relações afetivas, como a divina trindade; o girassol símbolo da esperança, boa sorte, demonstra que devemos nos voltar para a luz; a flor dente-de-leão são celebradas flor de cura e fé. E, mais recentemente representa a saúde mental; a amizade pode ser representada pelo hibisco, astromelia e gladíolo; o recomeço é bem retratado com a violeta, cravo, narciso os diversos tipos de recomeço presente no ciclo da vida; a margaria é a flor da inocência; e flor de lótus e cerejeira a gratidão. São tantos símbolos, tantas cores e para tantas ocasiões.

Sei que nem todas as ocasiões serão alegres. Mas, sei também que as flores podem conectar almas e natureza.

Comentários

Bela composição sobre as flores. Ainda se faz presente quando nascemos e quando morremos!

Lorde Égamo | 06/10/2025 ás 16:53 Responder Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.