Entre páginas e sonhos

Crônicas | Manoel R. Leite
Publicado em 20 de Julho de 2022 ás 09h 52min

Conversando com um amigo, certa vez ele me disse:

_ Os livros me dão sono!

Imediatamente, eu o corrigir:

_ Sono não. Sonhos!

Entre cada página, se formam universos de possiblidades que necessitam de exploração. A transformação começa com aquilo que ainda não entendemos. Cria uma curiosidade, tal força que impulsiona a querer e muitas vezes ser algo mais. É impossível se encolher em si quando o mundo entra em nossas mentes e corações.

Tão sorrateiramente somos adubados e semeados com as mais diversas inspirações. Lembro-me muito bem de sementes que brotaram em mim. Estas foram semeadas por Drummond, Lobato, Márquez, Huxley, Orwell, Cervantes, Verne e tantos outros. Em cada semear uma transformação, nem todas floresceram. Mas, certamente deixaram o solo de minha alma mais fértil.

Hoje sei o quanto as páginas dos livros fazem parte das linhas de minha vida. Não consigo identificar tantas sementes, visualizo tão somente que algumas nem consigo relembrar. Muitos são desconhecidos do grande público, outras até de mim mesmo. Não importa, ora sementes ora adubos do espírito. Este que vive tal como aquele. Em cada interação um pouco de comunica, se transborda e deixa novas marcas.

Talvez o sono que permeia os momentos de leitura de meu amigo. Seja os braços de Morfeu, inspirando-o de maneira mais profunda os novos sonhos a germinar. Tal como a dormência da semente antes da florescência, assim muitas pessoas adormecem antes dos sonhos. Primeiro, com sonolência, e, depois com ação e atitudes digna de Camões e Homero.

Pare agora! Regue, adube e nutre os seus pensamentos com tudo que estiver ao seu alcance. Mas, tenha cuidado. Escolha bons nutrientes, a sua terra pode ter nascida fértil. Porém, se não tratares bem será ácida e árida.

Deixa as páginas nutrir os seus sonhos, e, a sua vida construirá novas páginas, sonhos e vidas.

Comentários

Uma crônica sobre a leitura! “O sono induzido pela leitura de um livro pode ser os braços de Morfeu inspirando aos sonhos germinar! Parabéns!

Enoque Gabriel | 20/07/2022 ás 10:04 Responder Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.