Emoção e Sentimento

Poemas | Carlos Roberto Ribeiro
Publicado em 20 de Fevereiro de 2024 ás 10h 20min

Emoção, onda selvagem, mar bravio que nas profundezas do ser, sem aviso, desponta. Nasce do nada, um sussurro da alma que, em tempestade, se transforma. Instantânea, poderosa, energia pura que o corpo governa, o pulso acelera, a pupila dilata, o mundo colore. É o raio no céu do existir, a tempestade inesperada, o soluçar da terra em seu girar.

 

Sentimento, porém, é o rio que corre após a chuva, o curso que se desenha no leito da experiência. Mais lento, profundo, complexo, uma alquimia que transforma o impulso em tapeçaria, o bruto em refinado. Sentimento é emoção decantada, a poesia que se escreve depois do furor da inspiração.

 

Emoção é o grito; sentimento, o eco, uma resposta pronta do corpo, o outro, contemplação da mente. Emoção, o céu em fogo; sentimento, as estrelas que permanecem.

E entre eles, dança a vida, tecendo a trama do que somos: seres em busca de entender o efêmero e abraçar o eterno.

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.