EM NOME DA CRUZ
Poemas | Antologia Amanda Mazzei e convidados: a arte em palavras | Lorde ÉgamoPublicado em 19 de Agosto de 2023 ás 09h 27min
Em nome da cruz
Ideia perigosa para a humanidade
a de que existe um povo escolhido!
Sob esse pretexto já se praticou barbaridades,
nações dizimadas, extintas, tantas atrocidades
e o genocida, em nome da cruz, dos pecados redimido!
Tantos foram os povos massacrados,
propagando sua fé promoviam a “guerra santa”!
Queriam dos nativos sua prata, seu ouro,
ocupar suas terras, seu maior tesouro
e a chacina se dava em nome da fé sacrossanta!
Queriam os invasores impor a sua crença,
praticaram crueldades em nome da cruz!
Os asteca, incas, maias e outros nativos,
possuíam outra fé, por isso mortos, cativos,
por aqueles que diziam amar Jesus!
Essa cruz foi imposta aos nossos índios,
Tamoios, Karajás, Tupis, Tapuias e outras nações!
Além de interferirem em suas crenças,
contaminaram esse povo nativo com mil doenças,
por seus interesses, por suas ambições!
Ainda hoje a intolerância persiste,
muito preconceito, perversidades e discriminação!
É tão agradável, respeitar de cada um a sua fé,
seja cristão, agnóstico, judeu, islamita ou candomblé,
irmanemo-nos! Façamos de cada um o nosso irmão!
Comentários
A maioria usam a CRUZ e por trás dela uma podridão...Como disfarce para praticar o mal...
SERGIO EDUARDO DA SILVA | 19/08/2023 ás 10:08 Responder ComentáriosBom dia!! Muito legal!! Que está seja a grande mensagem para os nossos dias!! A Mensagem da Cruz. Maravilha!!.
João Batista | 19/08/2023 ás 10:09 Responder ComentáriosQuestão polêmica, uma grande reflexão e um belo poema, parabéns poeta amigo, abraço poético!
Edbento | 19/08/2023 ás 10:11 Responder ComentáriosO que de fato a cruz tem representado?..
L.I.S | 19/08/2023 ás 10:12 Responder ComentáriosEsse é sem discussão um poema do mais nobre e inexplicável AMOR! Ele nos ama sem se impor, Ele bate pra entra em nossas vidas! Á decisão é de cada um! E diante de tantas atrocidades! Ele continua nos amando!
Helga Longon | 19/08/2023 ás 10:17 Responder ComentáriosEm nome da cruz invocamos a trindade, amamos, odiamos e morremos! Assim caminha a humanidade imperfeita, diante de uma natureza tão bela do Criador.
Maria da Conceição Mainart da Silva | 19/08/2023 ás 10:39 Responder ComentáriosPara viver a honra foi necessário passar pela desonra. Foi o que aconteceu. O Senhor da Cruz, veio para todos em AMOR. Veio para reconstruir a nossa história e mudar tudo, organizar as mentes e os corações. O AMOR PERMANECE ETERNAMENTE. Lindo e polêmico Poema. Parabéns
Ruth Lima | 19/08/2023 ás 10:39 Responder ComentáriosHoje o uso da cruz, é símbolo cristão praticado universalmente. Tanto igrejas católicas, protestantes tem Cruzes colocadas. Até em fórum judiciário!
Raquel Breviglieri | 19/08/2023 ás 10:56 Responder ComentáriosVerdade, meu amigo! Quantas barbaridades praticadas em nome da Cruz. E seu poema nos leva a sentimentos vários, mas o que fica mesmo evidenciado é o amor, amor que precisamos cultivar, independentemente das crenças (e descrenças) de cada um. Um abraço, nobilíssimo poeta Enoque Gabriel.
Noi Pulsão Poética | 19/08/2023 ás 11:24 Responder ComentáriosA cruz tem sido usada para justificar muitas ações, tanto boas quanto más, ao longo da história. Depende de como é interpretada e aplicada pelos indivíduos.
ISOLTI | 19/08/2023 ás 21:01 Responder Comentários???????????????????????????????????????????????? É verdade. Em nome de Deus muitos fazem coisas absurdas e subvertem os ensinamentos e orientações divinas para seguir sua própria mente. O problema não está em Deus e nem na religião (que significa originalmente: "religare" e dá a ideia de conexão do homem com o divino). O problema está no homem, em nós, no nosso egoismo, na nossa soberba em achar que somos melhores que os outros, no nosso desejo de dominar e impor, e assim vamos subjugando os que pensam diferente. Vc está correto quando conclui que devemos nos irmanar e nos respeitar mesmo quando discordamos. É isso! Parabéns, poeta ????????????????????????
Gui Cordel | 20/08/2023 ás 11:05 Responder Comentários