EDUCAÇÃO PARA A PAZ: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR

Capítulos de livros | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 22h 09min

Introdução
             Aimportância do Ensino Religioso no processo de
aprendizagem na educação infantil emerge como um
tema de relevante discussão no contexto educacional brasileiro.
Ao abordar essa temática, busca-se compreender a influência que
o ensino religioso pode exercer no desenvolvimento integral das
crianças em seus primeiros anos de formação. Esta análise é essencial
em um país caracterizado por uma rica diversidade cultural e
religiosa, como o Brasil, onde a educação deve promover o respeito
às diferenças e a formação de cidadãos conscientes e respeitosos.
             A justificativa para a escolha deste tema reside na
necessidade de uma compreensão sobre como o ensino religioso,
implementado de maneira laica e inclusiva, pode contribuir para
a formação ética, moral e social das crianças na educação infantil.
Além disso, considera-se a relevância de explorar as potencialidades
desse ensino em fomentar o respeito à diversidade e em auxiliar no
desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos aprendizes.
              A problematização se centra em entender como o ensino
religioso, inserido no contexto educacional brasileiro, pode ser
conduzido de forma a respeitar a pluralidade religiosa e, ao mesmo
tempo, contribuir positivamente para o desenvolvimento das
crianças na educação infantil. A questão fundamental é como esse
ensino pode ser estruturado para que se alinhe aos princípios de
uma educação laica, inclusiva e respeitosa às diferentes crenças,
sem perder sua capacidade de contribuir significativamente para a
formação integral do indivíduo.
           Os objetivos deste estudo incluem analisar o papel do ensino
religioso no contexto da educação infantil brasileira, identificar
as práticas pedagógicas que melhor se adequam a esse tipo de
ensino e explorar os impactos dessas práticas no desenvolvimento
cognitivo, social e emocional das crianças. Adicionalmente, visa-
se compreender as percepções de educadores e especialistas sobre
os desafios e benefícios da implementação do ensino religioso nas
escolas.
               A metodologia empregada neste trabalho será uma revisão
bibliográfica, fundamentada em fontes acadêmicas e legislações
pertinentes, com ênfase em autores brasileiros que se debruçam sobre
temas relacionados à educação, ensino religioso e desenvolvimento
infantil. Será utilizada uma abordagem qualitativa para a análise
dos dados, permitindo uma compreensão das diversas nuances que
envolvem o tema. Autores como Libâneo e Oliveira (2003), que
discutem as metodologias de ensino e as práticas pedagógicas no
contexto brasileiro, serão referências chave neste estudo. A pesquisa
se baseará também em documentos oficiais e diretrizes educacionais
brasileiras, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
para entender o contexto normativo e as diretrizes pedagógicas que
orientam o ensino religioso no país.

Livro: INOVAÇÕES EDUCACIONAIS TENDÊNCIAS E DESAFIOS

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.