Educação para a paz: cuidar, educar e brincar
Artigos | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 17 de Agosto de 2025 ás 15h 48min
RESUMO
Este estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, aborda a relevância do Ensino Religioso no processo de aprendizagem na educação infantil, uma questão importante no contexto educacional brasileiro, marcado pela diversidade cultural e religiosa. O objetivo principal foi compreender as implicações deste ensino na formação integral da criança e os desafios de sua implementação em escolas públicas laicas. A metodologia empregada foi a revisão sistemática de literatura, permitindo a análise de estudos relevantes no campo. Os resultados revelaram um cenário complexo. Por um lado, evidencia-se o potencial do ensino religioso em contribuir para o desenvolvimento ético, moral e social das crianças, ressaltando a importância do respeito à diversidade religiosa. Por outro, emergem desafios relacionados à natureza e implementação do ensino religioso em um contexto laico, com estudos apontando para tensões entre a abordagem confessional e o princípio de laicidade do Estado. A conclusão do estudo sublinha a necessidade de uma abordagem pedagógica cuidadosa e reflexiva, que equilibre o respeito à pluralidade religiosa e o princípio de laicidade. O ensino religioso, quando implementado de maneira inclusiva e informativa, pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral da criança, promovendo uma compreensão empática das diversas crenças e práticas religiosas. Assim, ele pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos conscientes, tolerantes e aptos a viver em uma sociedade diversificada e multicultural.
Palavras-chave:ensino religioso,educação infantil,diversidade cultural,escolas públicas,laicidade
Livro: Revista Contribuciones a Las Ciencias SocialesComentários
É muito importante essa abordagem, Bem aplicado, bem conduzido, sem rótulos, o ensino religioso pode contribuir muito na .formação do caráter de uma criança!
Lorde Égamo | 17/08/2025 ás 18:32 Responder Comentários