Doce vida dura de Salete

Prosa Poética | 2025 - MAIO - Laços de família: Histórias de amor e conexão | Djordana Cecília Bombarda
Publicado em 17 de Abril de 2025 ás 16h 58min

Doce vida dura de Salete

Salete sempre fora uma jovem sonhadora. A gaúcha criada no oeste do Paraná, oriunda de uma família grande, descendente de italianos é a 7ª filha de 13 irmãos. Estudou desde cedo em colégio de freiras, foi professora em turmas multisseriadas, trabalhou como auxiliar de contabilidade e de enfermagem.

Moça bonita de formas avantajadas, casou aos 25 anos, um pouco tarde para sua época. Logo em seguida, teve 3 filhos, um próximo do outro. O marido, ela e os filhos pequenos se mudaram para o interior do Mato Grosso. Uma vila inóspita longe de tudo e de todos. Lá montaram uma mercearia improvisada.

O dia a dia era sofrido. Não havia comunicação, luz elétrica, muito menos água encanada. Acredito que ela chorava todo dia escondido querendo voltar para o Paraná.

Os dias foram se passando e outras famílias foram habitando a pequena vila, dando ânimo ao coração de Salete. As coisas então, foram clareando. A mulherada se reunia para tomar mate doce, limpar a igreja, lavar roupa no córrego, buscar frutas, verduras, leite e frango nos sítios, jogar vôlei, assistir novela e participar das gincanas e novenas.

Aos poucos, a tristeza de Salete se transformou em garra. E a bravura dessa mulher nunca a fez desmoronar. Ela arregaçou as mangas. Dedicou-se ao trabalho como bodegueira e se comprometeu com a comunidade local. Promoveu grandes feitos e festas, curou doentes com suas garrafadas, separou brigas, amenizou encrencas, foi cupido e comadre de muitos amores. 

Promoveu muitas confraternizações com risoto, macarronada, pastel de palmito, cueca virada, doce de castanha-do-Pará, alegrando assim, tanto a família quanto a vizinhança que sempre pediam bis.

 

Djordana Cecília Bombarda

12/04/2025

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.