Deus te vê por dentro

Desenvolvimento pessoal | Victor Rodrigues
Publicado em 17 de Outubro de 2022 ás 15h 30min

 

Reflexão: Esse versículo faz parte do contexto que Deus manda Samuel ungir com vaso de azeite um novo Rei para Israel, pois o Rei Saul com todo porte de guerreiro perdeu o temor ao Senhor e agia segundo seu próprio coração, porém agora havia um jovem pastor, de baixa estatura, de humilde aparência, que já havia sido sondado por Deus desde do ventre de sua mãe, seus irmãos certamente tinham todo o perfil externo e porte de um futuro o rei, mas o senhor alertou a Samuel para não seguir a aparência, pois o enganoso é o coração humano, o profeta ao escutar a voz divina abandonou o estereótipo , depois de chamar os sete filhos de Jessé ainda faltava o menor, que apascentava  sua ovelhas, justamente o escolhido, aquele que em sua flor da idade não tinha nem altura e nem estatura para ser o Rei, era Davi um simples pastor de ovelhas , e logo derrubou o gigante golias e venceu seus inimigos em batalha, reinou temendo sempre a Deus e agindo com justiça, ao errar deu fruto de arrependimento, sofreu consequências de seus atos, porém encontrou o perdão do Senhor, sendo considerado o homem segundo o coração de Deus. 

Em quantas situações nós nos deparamos com essa situação de Samuel? Imagine o número, por exemplo, de pessoas que se desiludiram em suas escolhas amorosas só porque o critério principal foi a beleza exterior, que deixou de averiguar as atitudes do interior da alma e com isso sofreram ou sofrem numa relação abusiva, onde não há respeito e muita humilhação. O melhor quesito em qualquer situação  é atentar para o interior, claramente nesse texto bíblico mostra um servo de Deus que também é humano e capaz de cometer engano, por não fazer uma análise investigativa daquela situação, por si só não estava encontrando o próximo herdeiro do trono de Israel, porém o Senhor denuncia ao profeta a superficialidade do ser humano em se iludir com o aspecto externo do indivíduo,  ninguém melhor do que Deus para nos enxergar por dentro. 

Que na nossa jornada de vida possamos não julgar as pessoas por característica externas, porque isso parte do engano do coração, não esquecemos de situações na nossa atualidade que também são pecados e até indivíduos, que se dizem crentes praticam, como a questão do racismo, do capacitismo ou do sexismo, situações essas que nos fazem pensar sobre a questão do negro numa abordagem abusiva, no desprezo da situação de pessoa com deficiência em que os acessos são dificultosos ou até mesmo discriminação de homem achar que mulheres não capazes de exercer cargos de liderança. Nosso Deus não tem nenhum compromisso com o nosso caráter externo corrupto , pois ele vê o interior do nosso coração, que é nossa essência, que possamos ser como Davi, segundo o coração de Deus.

 

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.