Crônicas de uma paciente psiquiátrica - Capítulo II

Crônicas | Priscila Rapachi
Publicado em 20 de Fevereiro de 2023 ás 10h 29min

O que eu pensava ser a psiquiatria?

Eu pensava ser uma especialidade em que não se chegava a lugar algum. A psiquiatria é um ramo da medicina e há tantas ideias do senso comum que atacam essa ciência e todos nós já ouvimos: "esses remédios viciam", "você precisa ter fé", "isso não é coisa de Deus".

Julgava-me uma pessoa esclarecida, mas eu achava saber mais que os médicos, acreditava que essas falácias fossem verdadeiras da mesma forma que acreditava que as questões psiquiátricas pudessem ser tratadas pelo viés comportamental. Eu pensava que a medicação pudesse ser uma muleta para as dores, mas elas somente auxiliam no tratamento.

Depois da consulta, saí com umas 3 caixas de remédio, uma receita e um diagnóstico: transtorno de depressão e ansiedade. Eu estava no meu limite, mas como é difícil reconhecê-lo. Em grande medida, sentia-me aliviada, podia pegar leve comigo mesma e me tratar com mais respeito. Conversei somente com os familiares mais próximos e eles se tornaram minha rede de apoio, foram incríveis e me respeitaram nesse período. 

Comentários

Ainda relutamos muito em quebrar alguns paradigmas. Sabemos que psiquiatria é uma área que muito contribui com a nossa saúde física e mental.

Isolti | 20/02/2023 ás 13:40 Responder Comentários

A depressão é a doença silenciosa que mais nos consome, quiçá levará à morte! A ajuda de um bom profissional e o apoio da família são essenciais!

ENOQUE GABRIEL | 20/02/2023 ás 14:27 Responder Comentários
'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.