Crônica da semente
Crônicas | 2025 - MARÇO - Semeadores de histórias: Narrativas poéticas de esperança e superação | Manoel R. LeitePublicado em 17 de Março de 2025 ás 16h 28min
Não se sabe exatamente quando ela surge. Pode ser no momento da formação do fruto, ou ainda quando tocar o solo e começar a germinar? Não importa o início da jornada, a transformação é algo sagrado. De milhares apenas algumas poucas unidades se multiplica, produzindo vidas e mais vidas. E, mesmo o assim aparentemente tão simples carregam em seus genes a individualidade presente em tudo que se passou até aquele momento. Se a semente soubesse todo o potencial guardado nela viveria com muito mais força e persistência, seu esforço em crescer e ver o mundo de maneira eterna através de possíveis galhos, flores e frutos. Mesmo nos momentos difíceis tudo seria suportável, pois assim é quando se entende o propósito de viver. Todos somos sementes, porém nem todos vivemos em solos férteis. A diferença entre a semente e o ser humano está na possibilidade da escolha. Enquanto a semente simplesmente está onde fora colocada, lutando na sua metamorfose paciente e silenciosamente. Os humanos podem reconhecer o seu ambiente, e, se chegar a conclusão de que ali não vingará, será o fim daquilo que poderia ser infinito. Cabe a este ser emocionalmente racional se deslocar se libertar de ervas daninhas, de ambientes sem nutrientes para os sonhos e o espírito e se aventurar em outras áreas outros ares. Nunca foras árvores restritas em sua locomoção e presas ao chão. Todavia, mesmo estas nos ensinam a voltar os seus galhos para a luz, a buscar energias e se curvar ao vento se necessário, nunca deixando de crescer e evoluir, de se adaptar e aproveitar o máximo do nutriente possível como se falasse a todos que a transformação é possível. Frutos de muitas sementes guardam as mais doces em seu centro, acolhidas e protegidas, assim como pessoas quando pequenas bem acolhidas e protegidas, tende a ter naturalmente mais docilidades em suas palavras e seus atos. Aquelas que assim não foram constituídas também podem serem dóceis no que fizerdes. Contudo, para alcançares tal feito carecem de cortar amarras do passado que aprisionam, podar galhos que não roubam sonhos e energias.
Todos somos sementes, todos caminham para o infinito. Porém nem todos cultivam ou são cultivados para esse fim. Acredite na semente, acredite em você e furtiferise o seus futuro. Pois, apenas desse modo terás a percepção do alto como uma semente vitoriosa que produz em sua vida milhares de outras semente.