Competência comportamental

Desenvolvimento pessoal | Maria de Fátima Espindola
Publicado em 20 de Setembro de 2023 ás 15h 59min

Competência comportamental

Quem de nós não se preparou na área de formação profissional, almejando obter sucesso? No entanto, muitos profissionais de excelência podem tropeçar no caminho do desenvolvimento profissional, por falhar no que tange ao desenvolvimento pessoal na área da competência comportamental. Não se trata de falha no caráter, me refiro à pessoa de boa índole, que ignora a percepção da realidade racional e emocional no espaço em que vive, sufocando-se por seu egocentrismo e autossuficiência. Isso é uma falta de competência emocional, que gera falha no comportamento humano, fazendo-o perder a direção no seu caminhar profissional, o que pode conduzi-lo ao insucesso.

Na Bíblia, o livro de Daniel mostra o quanto o comportamento de Daniel foi crucial na condução do processo de desenvolvimento pessoal, destacando-o dentre os demais jovens habilitados para servirem no palácio do rei Nabucodonosor. Assim, Daniel, um dos filhos de Israel, recebeu do rei a designação para governar toda a província babilônica e a nomeação como principal dirigente de todos os sábios da Babilônia.

Estas conquistas não foram planejadas por Daniel, foram resultados da concretização de um ciclo de sua competência comportamental, enquanto vivera no palácio do rei, zelando por seus princípios e sua santidade. Ele foi competente profissional e espiritualmente, o suficiente para permanecer na postura de servo do Deus vivo, não abrindo mão de seus valores e princípios diante de um reinado profano, não se contaminando com a perversão dos seus deuses.

O nosso comportamento fala quem somos, o que desejamos e onde queremos chegar. Ele conduz às conquistas ou fracassos. A diferença está na escolha em adotar a sabedoria divina ou ignorá-la. Sejamos competentes o suficiente para irmos além do que queremos ser. Assim como Daniel, um judeu ainda jovem, que conquistou seu lugar especial para servir na corte do rei Nabucodonosor, com sua postura perante os olhos de Deus, dos homens e diante do rei, sempre superando suas expectativas.

Diante destas perspectivas, podemos superar desafios com sabedoria, agindo com equilíbrio, maturidade e principalmente, domínio próprio, para nos mantermos fieis aos nossos princípios e nos tornarmos seres emocionalmente competentes e obter uma vida de resultados positivos além de nossas expectativas.

 

“...Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade , por que dele são a sabedoria e a força”. (Daniel 2,20)

 

 

Comentários

Uma bela reflexão, parabéns pelo escrito, abraço poético!

Edbento | 20/09/2023 ás 21:53 Responder Comentários

Sábia reflexão! Grande lição!

Bernadete Crecêncio Laurindo | 21/09/2023 ás 08:37 Responder Comentários

Mui bela reflexão! Parabéns!

Enoque Gabriel | 21/09/2023 ás 16:34 Responder Comentários

Mui bela reflexão! Parabéns!

Enoque Gabriel | 21/09/2023 ás 16:34 Responder Comentários

Belíssimas mensagens.

Eliane R Cassiotti | 23/09/2023 ás 16:38 Responder Comentários
'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.