CIBERCONVIVÊNCIA SCREENAGERS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Capítulos de livros | Liliane Inácia da SilvaPublicado em 19 de Agosto de 2025 ás 21h 37min
Introdução
Atecnologia tem transformado radicalmente a sociedadecontemporânea, trazendo consigo uma série de desafios relacionados ao seu uso. Enquanto a geração anterior enfrenta dificuldades em dominar plenamente as telas, a geração Screenagers é desafiada a não ser dominada por elas. Nesse contexto, encontrar um equilíbrio no uso das
tecnologias torna-se crucial, uma vez que é praticamente impossível viver
desconectado no século XXI.
Compreender a geração Screenagers é essencial para melhor orientá-la. Embora essa geração seja habilidosa em manipular as telas, os adolescentes ainda não possuem maturidade suficiente para digerir e gerenciar as informações que recebem, principalmente no que diz respeito à sua formação social e intelectual. Portanto, é necessário que os adultos desempenham um papel orientador fundamental nesse processo.
Este trabalho cogita investigar os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores na orientação e formação dos Screenagers, assim como analisar as contribuições da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar esses objetivos, foi desenvolvida a metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, fundamentada na observação qualitativa de conceitos relacionados ao tema.
Este trabalho está dividido em três partes distintas. A primeira parte apresenta uma breve definição do conceito de Geração Screenagers, fornecendo uma visão geral de suas características. A segunda parte aborda os desafios e oportunidades enfrentados pelos educadores ao conviver
com essa geração, destacando a importância de encontrar abordagens adequadas para a prática docente. Por fim, a terceira parte discute o papel da Inteligência Artificial, explorando como essa tecnologia pode ser aplicada aprimoradamente no processo de ensino e aprendizagem Screenagers.
Ao longo da pesquisa, foram identificados desafios enfrentados pelos professores atualmente, o que ressalta a importância da formação contínua para poderem encontrar modos eficazes de incorporar a
tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, no ambiente escolar. Essa abordagem torna-se fundamental para promover uma educação mais eficiente e focada com as necessidades específicas da geração Screenagers.