Carta do céu
Cartas | 2023/10 Antologia Corações Partidos | Romeu DonattiPublicado em 13 de Junho de 2023 ás 09h 13min
Eram as primeiras horas da manhã de um sábado preguiçoso. Andava pelo gramado orvalhado do quintal de casa, de um canto a outro, admirando as roseiras perfumadas e as orquídeas floridas.
Repentinamente, senti gotículas finas tocarem minha cabeça e ombros. Estranhei. Olhei ao longe por entre as barras de ferro do portão e avistei no horizonte por sobre a mata da reserva florestal próxima de casa um tímido arco-íris. Recuei e abriguei-me da garoa contra a parede da casa, sob o beiral. Permaneci por alguns minutos, imóvel, apenas observando o revoar dos pássaros em direção ao arco-íris.
A fina garoa cessou em instantes. Aproximei-me de uma roseira a fim de aspirar o fresco e inebriante aroma de uma rosa vermelha que exalava perfume e alegria. Ainda com a xícara de café na mão esquerda, envolvi o caule da roseira com a direita e o trouxe até que alcançasse meu nariz a fim de explorar olfativamente a flor exuberante. Seu cheiro trouxe-me paz e tranquilidade.
Inesperadamente vi uma folha de papel branco dobrada em quatro partes cair lentamente ao sabor do vento no pé da roseira. Abaixei-me curioso, recolhi-a antes que se molhasse inteira ao tocar a relva e dirigi-me até a cozinha. Terminei de sorver meu café, depositei a xícara sobre a mesa ampla, sentei-me, desdobrei a folha perfumada e meus olhos inquietos começaram a lê-la.
Querido Papai
Sinto muita saudade, mas estou bem. Tenho lhe acompanhado daqui desde aquele dia. Vejo que sua rotina se mantém quase a mesma.
Tenho vontade de novamente estar com você. De sentir seu cheiro e o calor gostoso do seu abraço quentinho.
Gostaria de ouvir outras vezes aqueles apelidos que você usava para me chamar. Confesso que não compreendia exatamente o que significavam, mas eu os adorava, pois sabia que vindos de você só poderiam ser coisas boas. E não se preocupe, eles ecoam em meus ouvidos até hoje. Meus favoritos são “Morceguinha” e “Rebolenta”. São muito engraçados!
Sei que até hoje você ainda sofre com minha partida repentina. Porém aqui onde estou aprendi que a vida é assim. Agora compreendo com clareza tudo o que aconteceu. Não se preocupe. Está tudo bem!
Papai, amo você! Não foi sua culpa. Liberte seu coração desta dor, pois ela não lhe pertence. Você bem sabe o quanto sempre fui afoita e curiosa e ao ouvir o barulho do portão se abrindo, meu instinto de exploração foi maior que meu bom senso e minha prudência. Meu coraçãozinho disparou e eu precisava sentir o doce sabor da liberdade.
Não me julgue. Não se martirize. Não se culpe.
Naquela noite chuvosa de sábado não consegui me mover ao perceber aquele carro veloz vindo em minha direção. Fiquei estática com meus olhos ofuscados por aquela luz tão forte. Perdoe-me pela mordida em seu dedo, mas naquele momento a dor era imensa e aquela foi a maneira que encontrei para lhe dizer que lhe amava e que minha passagem na terra chegaria ao fim em poucos minutos. Perdoe-me. Perdoe-se.
A dor transformou-se em alegria. Aqui no céu encontrei tantos amiguinhos que eu só conhecia de ouvir falar: a Cacau, o Feio I, o Feio II, o Rex, o Kiki e até o Guarani. Tudo aqui é maravilhoso! Nossos dias são perfeitos!
Sinto muita falta da minha irmã Meg. Com ela formei a dupla de “cãotoras” mais famosa do bairro. Que saudade dela! Também fiquei muito feliz ao saber que ela havia ganhado uma nova irmã. Meg e Milly se completam perfeitamente.
Confesso que nossa separação não foi nada fácil e só agora, dois anos depois consegui lhe escrever...
Ah, quase ia me esquecendo!
Papai, você se lembra que vocês adoravam jogar baralho? E durante um dos jogos algumas cartas caíram no chão debaixo da mesa e eu furtivamente as peguei para brincar? Vocês descobriram logo em seguida, e encontraram a carta do 8 de ouro toda mordida presa em meus dentinhos. Rsssssss... Me diverti tanto!
Minha escolha instintiva por aquela carta, o 8 de ouro, só fez sentido para mim quando aqui cheguei. Apesar do pouco tempo que juntos passamos, foi o melhor tempo que eu tive! Nossos momentos foram áureos, valiosos e inesquecíveis para mim e meu amor por você durará infinitamente.
Estou em paz. Minha saudade só não é maior que meu amor por você.
Obrigado por ter sido meu papai aí na terra. Até um dia. Amo você! Seja ainda mais feliz!
Do céu,
Mel.