AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma reflexão em versos de cordel (Parte 5)
Cordel | Antologia Emanuele de Fátima Flor e Convidados | Josivaldo Constantino dos SantosPublicado em 15 de Outubro de 2022 ás 11h 17min
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma reflexão em versos de cordel (Parte 5)
Para avaliar com critério
Sem cair em aventura
Julgar com propriedade
Com ciência e com ternura
Há, práticas libertadoras
Coletivas, construtoras
São os “Círculos de Cultura”.
São os “Círculos de Cultura”
Que produzem conhecimento
Onde há diálogo, debate
Se exercita o pensamento
Vez e voz o aluno tem
Lá, se avalia também
Por meio do envolvimento.
Por meio do envolvimento
Entre aluno e professor
Se conversa sobre dúvidas
Sobre acertos, e o que errou
A diferença, é que há
Na forma de avaliar
Muito diálogo e amor.
Muito diálogo e amor
Muita participação
Não se exclui prova ou teste
Não é proibido não
Só que a eles não é dado
O valor exacerbado
Dentro da avaliação.
Dentro da avaliação
Esse é o procedimento
Resultados obtidos
Pelos vários instrumentos
Usados pra avaliar
Não irão determinar
Nem fracasso ou crescimento.
Nem fracasso ou crescimento
Sem essa preocupação
Os resultados das provas
Trabalhos, ou arguição
Servem para balizar
E também orientar
Na tomada de decisão.
Na tomada de decisão
É o momento a refletir
Que providências tomar
Qual o caminho a seguir
Sempre em diálogo constante
Professor e estudante
Ambos irão decidir.
Ambos irão decidir
Com os resultados na mão.
Que servem como termômetro
Dentro da avaliação
Como isso será feito
Irão encontrar um jeito
E garantir a promoção.
E garantir a promoção
Pois, avaliar, é processo
Processo é seguir em frente
Processo, não é regresso
Portanto, avaliar
É fazer o aluno andar
Promover o seu sucesso.
Promover o seu sucesso
Garantir sua autonomia
Mostrar sempre que ele pode
Evoluir cada dia
E se chegar a fracassar
O processo de avaliar
Irá lhe servir de guia.
Irá lhe servir de guia
O fará recomeçar
Do lugar onde parou
Pra seu erro superar
O erro, é superado
Isso é aprendizado
Isto, é avaliar.
Isto, é avaliar
Provocar compreensão
Do trajeto percorrido
Dentro da educação
O estudante sentirá
Que pode continuar
E findar sua formação.