AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma reflexão em versos de cordel (Parte 3)

Cordel | Antologia Manoel Rodrigues Leite e convidados | Josivaldo Constantino dos Santos
Publicado em 15 de Outubro de 2022 ás 11h 22min

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma reflexão em versos de cordel (Parte 3)

Na antologia passada

“O avesso da avaliação”

Foi o tema refletido

Colocado em discussão

Avaliar em desalinho

Põe o aluno em um caminho

Que o leva à evasão.

 

Que o leva à evasão

Do recinto da escola

Pois se não vai bem nas provas

Acha melhor ir embora

Numa conclusão chegou

Que a avaliação o levou

Para trilhar outra história.

 

Para trilhar outra história

Longe da vida escolar

Pois a avaliação mostrou

Que lá não pode ficar

Nisso, ele acreditou

E da escola se ausentou

Para nunca mais voltar.

 

Para nunca mais voltar?

Não foi isso que escolheu!

Mas a avaliação lhe disse

Que ele, não aprendeu

Que não nasceu pra escola

Então, dela, deu o fora!

Pois nunca a mereceu.

 

Pois nunca a mereceu

Confirma, a avaliação

Que o expulsou da escola

Sem nenhuma compaixão

Onde está a alegria

De um processo que avalia

Como eu disse a pouco então?

 

Como eu disse a pouco então

E torno a repetir

O processo avaliativo

São degraus para subir

Avaliar, não é descer

Avaliar é promover

Avaliar, é incluir.

 

Avaliar, é incluir

Mostrar possibilidades

É despertar no aluno

Suas potencialidades

Avaliar, é ascensão

Avaliar, é promoção

É sanar dificuldades.

 

É sanar dificuldades

Fazer o aluno entender

O motivo de seus erros

No intuito de crescer

Aperfeiçoar acertos

A partir de desacertos

Isso, se chama aprender.

 

Isso, se chama aprender

Através da avaliação

Por isso é um processo belo

Não pode ser punição

E, ao ser avaliado

O aluno é preparado

E entende sua formação.

 

E entende sua formação

Passa a se valorizar

Mantém sua autoestima

Tem vontade de estudar

O estudo ganha sentido

Pois o aluno é ouvido

No processo de avaliar.

 

No processo de avaliar

Que não é um despautério

É um processo belo e rico

Tem que ser levado a sério

Pois é muito delicado

E requer muito cuidado

E também muito critério.

 

E também muito critério

Ou seja, discernimento

É o que sustenta um juízo

O que lhe dá fundamento

Critérios, são importantes

São princípios relevantes

Favorecem o entendimento.

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