AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma reflexão em versos de cordel (Parte 3)
Cordel | Antologia Manoel Rodrigues Leite e convidados | Josivaldo Constantino dos SantosPublicado em 15 de Outubro de 2022 ás 11h 22min
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: uma reflexão em versos de cordel (Parte 3)
Na antologia passada
“O avesso da avaliação”
Foi o tema refletido
Colocado em discussão
Avaliar em desalinho
Põe o aluno em um caminho
Que o leva à evasão.
Que o leva à evasão
Do recinto da escola
Pois se não vai bem nas provas
Acha melhor ir embora
Numa conclusão chegou
Que a avaliação o levou
Para trilhar outra história.
Para trilhar outra história
Longe da vida escolar
Pois a avaliação mostrou
Que lá não pode ficar
Nisso, ele acreditou
E da escola se ausentou
Para nunca mais voltar.
Para nunca mais voltar?
Não foi isso que escolheu!
Mas a avaliação lhe disse
Que ele, não aprendeu
Que não nasceu pra escola
Então, dela, deu o fora!
Pois nunca a mereceu.
Pois nunca a mereceu
Confirma, a avaliação
Que o expulsou da escola
Sem nenhuma compaixão
Onde está a alegria
De um processo que avalia
Como eu disse a pouco então?
Como eu disse a pouco então
E torno a repetir
O processo avaliativo
São degraus para subir
Avaliar, não é descer
Avaliar é promover
Avaliar, é incluir.
Avaliar, é incluir
Mostrar possibilidades
É despertar no aluno
Suas potencialidades
Avaliar, é ascensão
Avaliar, é promoção
É sanar dificuldades.
É sanar dificuldades
Fazer o aluno entender
O motivo de seus erros
No intuito de crescer
Aperfeiçoar acertos
A partir de desacertos
Isso, se chama aprender.
Isso, se chama aprender
Através da avaliação
Por isso é um processo belo
Não pode ser punição
E, ao ser avaliado
O aluno é preparado
E entende sua formação.
E entende sua formação
Passa a se valorizar
Mantém sua autoestima
Tem vontade de estudar
O estudo ganha sentido
Pois o aluno é ouvido
No processo de avaliar.
No processo de avaliar
Que não é um despautério
É um processo belo e rico
Tem que ser levado a sério
Pois é muito delicado
E requer muito cuidado
E também muito critério.
E também muito critério
Ou seja, discernimento
É o que sustenta um juízo
O que lhe dá fundamento
Critérios, são importantes
São princípios relevantes
Favorecem o entendimento.