AS MANCHAS DO LEOPARDO E DA HIENA

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 10h 16min


                                                             
AS MANCHAS DO  LEOPARDO E DA HIENA  
          

        Era  uma vez , um caçador de nome João  foi à caça. De repente , no meio do caminho viu-se cercado pelo fogo. Tratava-se duma queimada descontrolada provocada por uns três rapazes por terem brincado com fósforos naquela floresta. Desesperado, o caçador procurou abrigo no esconderijo mais próximo.
             ---Senhor hiena, acolha-me na sua gruta.---pediu o caçador. 
             --- Minha casa não é  espaçosa. Vai te embora e procure abrigo noutro lugar.---Disse a hiena.     
             --- Não meu senhor, ajude-me, por favor…--- Pediu em desespero o caçador. 
              Em vão o pobre homem suplicava ao quadrúpede pois este tinha um coração de pedra. Vendo que as suas palavras não mudariam os pensamentos da hiena, o caçador pôs a correr a procura de um abrigo e as chamas cada vez mais consumiam a floresta. Enquanto corria , João viu de longe uma linda gruta e para lá ele se dirigiu.
                 ---Amigo leopardo, ajude-me.---pediu o homem.  
                 ---Entre, entre, depressa…---respondeu o leopardo.  
                 A queimada foi muito grande , levou três dias e devastou cerca de dois terços da floresta. Muitos animais que não conseguiram encontrar abrigo a tempo morreram queimados pelo fogo e  outros sufocados pelo fumo. Durante esse tempo , o caçador foi bem acolhido na casa do leopardo , serviu-lhe um prato muito delicioso , bebeu muito vinho e dormiu num quarto bem mobilado. 
               No quarto dia , o caçador despediu mas o leopardo o pediu para que ficasse mais um dia por que sentia-se muito honrado em tê-lo como hóspede mas como o caçador tanto insistia que queria voltar à  casa , o leopardo tirou da sua despensa carne assada de coelho e de gazela e se prometeram em se  encontrar brevemente pois durante os poucos dias em que juntos estiveram , ambos aprenderam um do outro.
             Certo dia, o João pensou em ir à casa  do leopardo , na floresta e sem lhe avisar quis lhe  fazer  uma surpresa . Levou consigo algumas tintas e dois pincéis. Quando lá chegou foi bem recebido pelo amigo. Depois do almoço, o caçador pegou nos pincéis e nas peles do leopardo da sua família fez lindas manchas.
            --- Muito obrigado, amigo.--- agradeceu o leopardo em seu nome e no nome da sua família.        
            --- De nada , tu me deves as manchas mas eu te devo a vida porque me salvaste de um grande perigo--- disse o caçador .  
           Numa tarde de verão, o leopardo e a sua família foram passear no norte da floresta. No caminho, eles encontraram-se com a hiena e esta não os reconhecia devido as manchas.  
           --- Boa tarde senhor hiena?--- saudou o leopardo. 
           --- Boa tarde, como está ? --- perguntou a hiena.
           A hiena não os reconhecia. O leopardo disse que  ele e a família estavam lindos porque um certo homem que ele o salvou no ultimo incêndio , viera a dias em sua casa para lhe agradecer pelo gesto que fizera desenhando-o lindas manchas. Pela descrição dada pelo leopardo, a hiena reconheceu que  se  tratava do homem que não quis ajuda-lo no dia de  angustia.
         Numa certa madrugada , sem aviso prévio e sem o consentimento do homem, a hiena e a sua família foram  à casa do caçador e o obrigou naquela hora que desenhasse nos seus corpos manchas lindas como as de família  leopardo. O homem disse a hiena para que a tarefa fosse feita de dia mas como o quadrúpede tanto insistia, ele acabou despachando-os. Na mesma madrugada , a hiena e a sua família regressaram a floresta . Como as manchas  estavam muito mal feitas, a partir daquele dia ate aos nossos dias , as hienas andam se escondendo nas matas de tanta vergonha.
                                                                                                                                   Literatura JC,  2009

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.