APARÊNCIAS
Crônicas | Antologia Jabner Lima e convidados: caminhos diversos | Lorde ÉgamoPublicado em 03 de Abril de 2023 ás 10h 43min
Aparências
Nem sempre o que aos nossos olhos é descente e ao nosso entendimento parece certo e correto, é salutar!
Por vezes pensamos que, com nossa atitude, estamos fazendo o bem, mas, na verdade estamos impondo a nossa vontade e, com isso, embaraçando e prejudicando a outrem ou influenciando seu curso normal! Instruir não é o mesmo que persuadir!
Por que razão o casulo que está dependurado na folha de uma árvore ou arbusto não deve ser tocado, mesmo que percebamos o sacrifício do ser que está ali dentro seja imenso para se libertar?
A razão é imposta pela natureza. Se o tocarmos, poderemos até libertá-lo, mas será para a morte. Infringiremos a lei da “mãe natura!”
Verdadeiramente o empenho que a borboleta faz para sair do casulo compõe a sua metamorfose e todo seu esforço se faz necessário para adquirir forças, criar corpo , tudo ao seu tempo, no ciclo certo. É a sua natureza!
Assim como um fruto que, quando estiver maduro estará pronto para ser servido à mesa, a borboleta quando estiver pronta, o casulo se abrirá e ela, automaticamente sairá daquele habitat, para embelezar as nossas campinas, os nossos jardins!
Sempre é preciso que nos esforcemos em busca do nosso ideal. É divino ajudar a outrem, isso é praticar a caridade, solidariedade, porém, é necessário estarmos atentos às coisas naturais a fim de que ninguém se sinta prejudicado e incomodado com o nosso “bom gesto”.
Poderemos estar aborrecendo, agindo como intrusos, pensando que estamos ajudando!
Não é prudente interferirmos no trilho, nas veredas de outrem.
A prudência é sempre benvinda, pois a seu tempo, surgirá a luz!
Comentários
Com certeza cada pessoa tem sua aparência e devemos respeitar cada um com seu jeitoe atitude.
SERGIO EDUARDO DA SILVA | 03/04/2023 ás 11:35 Responder ComentáriosPerfeito! Nada a acrescentar...A não ser, talvez, o fato de que as leis estão aí para serem cumpridas; leis da natureza, causa e efeito, Lei da vidraça quebrada, e tantas outras. Ninguém ficará impune.
João Batista | 03/04/2023 ás 11:54 Responder ComentáriosAparências, bela reflexão, ameiii!!
Aparecida Ferreira Luis Galdino | 03/04/2023 ás 12:06 Responder ComentáriosPerfeito, com certeza tudo ao seu tempo, até na natureza! Parabéns e abraço poético!
Edbento | 03/04/2023 ás 13:31 Responder ComentáriosPara ver que as aparências muitas e muitas vezes nos enganam. Lindíssima reflexão amada!
Marlete | 05/04/2023 ás 07:03 Responder ComentáriosTão verdadeiro! Uma reflexão cheia de importantes ensinamentos e com imagens que nos transmitem profundidade, mas com leveza. Amei ??
Noi Pulsão Poética | 06/04/2023 ás 09:53 Responder ComentáriosPrudente reflexão colocada de forma poética. Parabéns!
Maria da Conceição Mainart da Silva | 08/04/2023 ás 16:52 Responder Comentários