AMIGOS OU INIMIGOS?

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 11h 18min

       AMIGOS OU INIMIGOS ?

      Era uma  vez , o João e o Manuel eram amigos. Viviam em Messaua e juntos se deslocavam a pé para zonais rurais mais recônditas para venderem produtos de primeira necessidade, fruto de pouco dinheiro que conseguiram com muito sacrifício  por terem trabalhado na machamba da dona Maria.
      O negócio dos dois cresceu  e ate o cego poderia notar que eles já estavam prosperando por isso alguns sugeriam que já era o tempo dos dois se separarem e cada um criar seu negocio independente enquanto que outros sugeriam  comprarem um carro  para fazerem o transporte de bens dum lugar para outro e assim conseguiriam mais lucros.
      Anos passaram , mudaram-se os tempos e as ambições de crescer foram crescendo cada vez e o amor do dinheiro e o egoísmo começaram  a governar o coração destes dois amigos que já tinham completado 25 anos idade. Já não era a mesma amizade de oito anos atrás, cada um queria se livrar do outro mas não queriam se manifestar publicamente.
      Certo dia, os dois amigos deslocaram-se as zonas rurais para vender o seu negócio. Quando chegaram numa mata , os procuram uma sombra e descansaram o suficiente para continuaram a sua viagem.
       --- Amigo, espere-me um bocado ,vou fazer necessidade--- disse o  João, correndo para  atrás de uma arvore com intenções de tirar uma faca  e preparar coragem de tirar a vida ao  amigo.  Enquanto que o João se demorava na esquina, o Manuel envenenava a agua e o lanche, que de costume levava nessas actividades.
        Quando o João voltou , não se demorou e cravou uma faca no estômago do amigo. Vendo-o morto , recolheu a maior parte dos bens e do dinheiro e deixou  pouco dinheiro e poucos produtos ao pé do morto  como forma de fingir de nada saber do sucedido e mentiria as pessoas que nesta viagem , a semelhança de outras, tinham se separado para irem em duas povoações distantes, e só se encontrariam no entardecer em Messaua. 
       O  terror que fizera tirava-lhe a paz interior e  para acalmar as tensões que sentia ,o  João bebeu a água e para sua surpresa descobriu que a agua estava envenenada e sabia que em breve morreria. Para não surgirem varias interpretações acerca destas mortes e como forma de confessar o seu acto  brutal , sem observar a pontuação e a as regras gramaticais, o João escreveu um breve texto nas calças brancas que vestira, na coxa direita , o seguinte : "´Eu faca Manuel Manuel eu veneno amar muito dinheiro ódio’". Através deste breve texto , as pessoas entenderam que o amor excessivo ao dinheiro levou a morte destes dois amigos.
                                                                                                                     Literatura JC, 23.11.2018
                                                         

 

 

 

 

 

 

 


                                                       

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.