A OFERTA DAS ORELHAS

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 10h 31min

           A OFERTA DE ORELHAS

           

          Há milhares de anos , os animais tinham ouvidos mas não tinham orelhas e o rei Matucunhula tinha enorme dificuldade em se comunicar com eles. Certo dia , o rei achou melhor fabricar orelhas e distribui-los conforme as suas classes,espécies e tamanhos e para difundir a informação contou com a colaboração do coelho. 

         ---- Coelho, vá a toda mata , caverna , ninho , às  águas e informe a todos animais a participarem  numa reunião a ter lugar as 8 horas do próximo sábado na minha casa.--- Disse o rei.

        ---- Qual será a agenda da mesma ?--- Perguntou ao coelho.

       ----- Quero distribuir orelhas a todos os animais para que haja facilidade de comunicação entre eles e entre eles e o rei .---- disse o rei.

        O coelho obedeceu a ordem do rei e foi primeiro  avisar aos animais de grande porte e terminou com os insectos.

        Chegou o dia e as horas marcadas. Uma parte dos animais chegou antes das horas marcadas , outra na hora certa e alguns depois de alguns minutos e houve outros que se apresentaram em casa do rei algumas horas depois  da hora marcada. O  elefante , apesar de ser um dos mais corpulentos, foi o primeiro a chegar em casa do rei, quando eram 6 horas. 

          --- Bom dia senhor rei.--- saudou o elefante.

          ---  Bom dia senhor elefante. Por que chegou tão cedo assim? --- Perguntou o rei.

         ---  Por que a pontualidade faz parte da disciplina.--- respondeu o elefante.

        O rei ficou tão maravilhado com as palavras do elefante e ordenou que o entregasse as orelhas mais largas que tinha fabricado. Depois do elefante ter recebido as orelhas mais grande , outros animais também foram oferecidos orelhas de acordo com a sua espécie, classe e o factor pontualidade for considerado pelo rei ayenciosamente. Por volta das 15 horas, a casa do rei estava quase desértica. Todos os animais tinham recebido orelhas e tinham ido aos seus habitats. Tinham restado dois pares de orelhas e só o coelho não tinha recebido pois estava tão ocupado com o rei a distribui-los  aos animais. Ambos não sabiam quem não os tinha recebido quando chega lentamente o hipopótamo. 

       ---- Boa tarde sua majestade.--- saudou o hipopótamo.

       ---- Boa tarde senhor hipopótamo. Que fazes aqui ? ---perguntou o rei.

       ---- Vim participar na reunião.---- respondeu o hipopótamo , cansado e a transpirar fundo por tanto correr por ter atrasado a reunião.  

       ---- Que horas são agora ?---Perguntou o rei.

      ---- São 15h30min.--- respondeu o hipopótamo.

      ---- A reunião realizar-se-á que horas?--- perguntou o rei.

      O hipopótamo sabendo que todos os animais já tinham sido oferecidos orelhas pelo rei e a reunião já tinha terminado a horas sentiu muita vergonha de apresentar justificações e calou -  se . O rei pegou num par de orelhas e disse: 

       --- Essas orelhas grandes , eu as tinha fabricado para ti e aquelas para o coelho mas como vou atrasou muito leve as de coelho e ele levará as suas.--- disse o rei.

       A partir daquele dia , o hipopótamo aprendeu a chegar cedo nas reuniões  por ter perdido as orelhas grandes em favor do pequeno coelho.

                                                                                                                      Literatura JC, 2009.

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.