A MENINA SILENCIOSA

Contos | Cida Galdino
Publicado em 21 de Setembro de 2022 ás 23h 03min

                        A MENINA SILENCIOSA

            Certa vez em uma sala de aula, nos anos 90 uma professora trabalhava com uma turma de CA “Classe de Alfabetização”, nesta sala havia uma menina muito linda, porém ela nunca se comunicava verbalmente com ninguém na escola, fossem os colegas, a professora ou os demais funcionários, ela era muito inteligente e observadora, aprendia com facilidade, realizava as atividades com perfeição e delicadeza, cumpria com todas as regras escolares, mas sempre em silêncio. Questionando os pais sobre o fato, eles diziam que em casa era bem comunicativa, cantava, contava histórias e conversava normalmente com todos. Era possível saber sobre sua aprendizagem observando seu caderno e, quando ia ao quadro e escrevia normalmente e corretamente tudo que lhe era solicitado, parecia uma princesinha.

Certa vez o aparelho de telefone fixo da professora queimou e ela precisou trocá-lo, assim levou para a sala o aparelho queimado para colocá-lo na caixa de brinquedos, a menina começou a pegar o aparelho e cuidar como se fosse algo muito importante, a professora sempre a observá-la, e eis que veio a surpresa, a menina tomou coragem e pegando o aparelho começou a fazer uma ligação, colocou-o no ouvido e começou um monólogo: _” Bom dia, é do pet shop? Eu preciso que vocês venham buscar meu cachorrinho, sim, ele está doente e precisa tomar banho também, tá bom, vou esperar vocês, obrigada.”

              Todos na sala se silenciaram, que surpresa maravilhosa, que voz doce e suave, os colegas a abraçaram e fizeram festa, a professora ficou com o rosto banhado em lágrimas de felicidade, e abraçando a menina a parabenizou, conversou sobre o cachorrinho doente e assim começou uma nova fase na vida daquela menininha linda que demonstrou muita facilidade em se comunicar e se solidarizar com todos.

            Moral: As vezes precisamos apenas de tempo, compreensão, atenção e um brinquedo quebrado para nos libertar dos medos e inseguranças que nos prende em cadeias invisíveis aos olhos.

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.