A MADRASTA

Contos | 2023/1 - Antologia Encantos Poéticos | Literatura JC
Publicado em 22 de Novembro de 2022 ás 07h 36min

     A MADRASTA
           

      São 05:00h de manhã. Milhares de crianças ainda estão a dormir. O Carlos pega a vassoura e varre o quintal.
           --- Seu preguiçoso, ate hoje não sabes varrer.--- zangava a madrasta.
Mesmo sonolento, o Carlos continuava  trabalhando de tronco nu em pleno frio de Junho.  Ele  pede desculpas a madrasta, a quem o pai o obrigou a chama-la de mãe,  e mente que a dificuldade deve-se ao mau fabrico da vassoura , como forma de proteger a pele dos maus tratos e garantir o a próxima refeição. Os filhos da madrasta, que eram quase da mesma com o Carlos, continuavam a dormir.
              Depois da limpeza, o Carlos foi dado mais tarefas apesar da madrasta saber que já era o tempo do enteado estar na salas de aulas. Apesar de ser muito inteligente, a professora sempre se queixava do Carlos devido aos atrasos nos primeiros tempos e andar muito sujo. Solicitada como encarregada de educação, a madrasta dizia a professora que o Carlos era muito malandro e muito preguiçoso pois saia de casa muito cedo mas brincava muito pelo caminho. O Carlos, quão educado era, não desmentia as palavras da madrasta.
               Os anos passaram mas nada mudou em casa. O pai, cegado pela paixão e pelo poder da magia negra, nunca quis saber a verdade sobre o sofrimento do  filho e a mulher  o  dizia  um monte de mentiras quando ele voltava do serviço . Certo dia , o Carlos foi expulso de casa  pelos ambos acusado de ter roubado muito dinheiro. Carlos mostrou ser inocente mas nenhum dos dois a creditava nele  mas os vizinhos sabiam muito  que o dinheiro foi investido na construção duma casa da família da mulher e limitaram-se em apenas acompanhar o caso paciificamente.
             Muitos anos passaram. A madrasta ficou muito doente e foi de imediato internada no hospital. Passou alguns dias em coma. Quando  recuperou os sentidos, ficou muito surpresa em saber que o médico que a atendeu com muito amor e carinho foi o próprio enteado que estudou  graças ao sacrifício e a caridade.  Para sua maior vergonha e tristeza , nenhum dos seus três filhos se formou e apesar da idade continuavam a viver com ela, vencidos pelas drogas e álcool. 
                                                                                                                                                                           Literatura JC,    15.12.2018 

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.