A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADA NA EVOLUÇÃO DO ENSINO A DISTANCIA: RELEVANCIA DO EMPREGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Capítulos de livros | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 18 de Agosto de 2025 ás 22h 13min

Introdução
          Atecnologia, atualmente, é uma ferramenta que consegue, facilmente, colocar qualquer tipo de informação na palma da mão, através de uma ciência revolucionária de transmissão de dados a nível
global, a internet. Ela conta com aplicativos e softwares que se desenvolvem e integram o conhecimento a nossas necessidades.
           Segundo Valdati (2020) a inteligência artificial está sendo empregada em várias áreas do conhecimento educacional, tendo como princípio dotar a máquina de inteligência. A inteligência artificial, também conhecida como IA, que nasce na era da modernização, representa um avanço na área  da robótica e automação, devido às suas versatilidade e aplicabilidade.
          O propósito da IA difere de um modelo que seja simplesmente programático, mas que pense independentemente, no qual suas atitudes sejam tomadas por meio de dados e elementos, resultados de sua capacidade de entender e interagir com o meio.
          Diante do exposto surge a questão que nos faz refletir: a inteligência artificial substituirá o ser humano ou criará novos campos de trabalho dentro da educação a distância?

          O intuito da inteligência artificial é entender e construir sistemas inteligentes, o que representa um elevado impacto em nossa cultura, uma vez que nela há crenças que nos levam a pensar que somos seres superiores. E, que inteligência e pensamento são dádivas exclusivas à nossa espécie, as quais nos diferencia e nos torna superiores aos demais seres.
           Este trabalho trata sobre a inteligência artificial integrada na evolução do ensino a distância, tendo em vista sua relevância na aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo geral mostrar as razões que levam a IA a alavancar o processo de ensino-aprendizagem na modalidade a
distância. Neste sentido, passa a ocupar papel de destaque, uma vez que as construções das plataformas digitais buscam um ambiente virtual mais humanizado na promoção da aprendizagem.
        Para o alcance de tal objetivo geral se faz necessário os objetivos específicos que procura esclarecer a função da IA na aprendizagem a distância; discorrer a respeito das vantagens e desvantagens da aplicação da IA na modalidade de ensino a distância; entender a funcionalidade e
desafios da inteligência artificial.
        O trabalho é elaborado com uma metodologia qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica os autores Kaufman (2022), Kenski (2015), Luger (2013), Medeiros (2018), Moran (2013), Ribeiro (2014), Reynol (2010), Tabacof (2020), Valdati (2020), Vicari
(2021), os quais são importantes para dialogar com as informações a respeito do assunto, e garantir a autenticidade diante das considerações apresentadas.
           De início, aborda a inteligência artificial aplicada no ensino a distância, com conceitos, surgimento e relevância na evolução do ensino a distância, com embasamento teórico para reforçar as considerações. Na sequência aborda vantagens, desvantagens e desafios, tendo os referenciais teóricos como suporte para sustentação das ponderações. E, por conseguinte, o presente estudo apresenta uma experiência prática com a inteligência artificial no ensino a distância, que coloca o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento.

Livro: EDUCAÇÃO E NOVAS TTECNOLOGIAS DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.