A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Capítulos de livros | Liliane Inácia da Silva
Publicado em 17 de Agosto de 2025 ás 21h 42min

Introdução
            Sem dúvidas, as redes sociais têm promovido uma transformação significativa na maneira como crianças e adolescentes se relacionam com o mundo ao seu redor. Contudo, à medida que essa interação digital se torna cada vez mais presente, uma crescente inquietação surge quanto ao impacto que o uso frequente dessas plataformas pode ter no desenvolvimento da alfabetização nesse grupo etário. Essa apreensão ganha relevância ao considerar que o desafio da alfabetização assume uma nova dimensão no mundo digital, sobretudo com a introdução de novos textos virtuais.
         No contexto contemporâneo, a alfabetização transcende a mera habilidade técnica de ler, escrever e contar. Ela se configura como um pressuposto necessário, uma vez que o acesso ao mundo digital tornou-se praticamente inevitável para as crianças, independente de seu domínio
tradicional das letras. A utilização do termo ‘alfabetizações’ no plural é reflexo desse novo paradigma, indicando não apenas a competência técnica, mas também contextualizando-a no âmbito sócio-histórico, marcado pela pluralidade de linguagens necessárias para interagir e construir
oportunidades sociais.
            Nesse sentido, o ambiente escolar enfrenta o desafio de incorporar a alfabetização digital desde as fases iniciais da educação. A primeira série se apresenta como um momento crucial para iniciar o processo de alfabetização com o auxílio do computador, proporcionando a todas as crianças a aquisição dessa habilidade essencial. Cabe ressaltar que o computador, embora uma ferramenta valiosa, não substitui a presença e orientação do professor. É indispensável que o educador possua uma dualidade de habilidades: a capacidade de efetuar a alfabetização tradicional e a aptidão para utilizar a máquina de maneira a construir o ambiente virtual mais propício ao aprendizado, incluindo simulações virtuais que enriqueçam o processo educacional.
          Assim sendo, ao abordar as implicações das redes sociais na alfabetização infantil, o presente artigo tem como objetivo principal destacar os desafios inerentes a essa interação digital, mas também e identificar oportunidades para uma abordagem equilibrada. Considerando a pluralidade de alfabetizações necessárias no contexto contemporâneo, a presença do professor como mediador eficaz entre o aluno, a tecnologia e as redes sociais torna-se fundamental para garantir que o ambiente virtual se torne, de fato, um motivador para a aprendizagem. Em última análise, ao
reconhecer a importância do professor na convergência dessas habilidades, é possível mitigar os desafios e aproveitar as oportunidades que as redes sociais oferecem para o desenvolvimento da alfabetização infantil na era digital.
           Para atingir esses objetivos, o artigo foi estruturado de maneira a abordar a metodologia e sua relevância para a pesquisa. O referencial teórico foi minuciosamente subdividido para explorar diferentes aspectos, proporcionando uma compreensão abrangente do desenvolvimento da alfabetização na era digital. A análise incluiu contextos como o impacto das redes sociais na leitura e escrita, a influência na percepção de mundo e cultura, bem como os desafios de privacidade e segurança online, além das estratégias para uma abordagem equilibrada.
              Na seção de resultados e análises, foram apresentadas as descobertas derivadas da revisão bibliográfica, destacando correlações significativas entre a exposição a conteúdos educativos nas redes sociais e o desenvolvimento positivo das habilidades linguísticas. Desafios cruciais, como o ciberbullying e a exposição inadequada, também foram identificados, demandando estratégias educativas e de supervisão para mitigação.
                As conclusões derivadas do estudo proporcionaram uma compreensão profunda das complexidades entre redes sociais e alfabetização Saberes em Rede: Educação e Tecnologia na Sociedade do Conhecimento103 infantil. Este estudo não fecha a porta para futuras investigações, mas, pelo contrário, sinaliza a necessidade contínua de explorar novas nuances e desdobramentos nesse campo em constante evolução. Fornecendo posições e perspectivas para educadores, pais e pesquisadores, espera-se que este trabalho estimule discussões e aprimore abordagens pedagógicas na interface entre redes sociais e alfabetização infantil.

Livro: SABERES EM REDE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Comentários

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.