A IGNORÂNCIA E A FALTA DE DIÁLOGO

Contos | Literatura JC
Publicado em 31 de Outubro de 2022 ás 11h 23min

 IGNORÂNCIA E A FALTA DE DIÁLOGO 

       Era  uma vez , um homem muito educado deslocou-se da cidade para zonal rural , sua terra natal com a finalidade de se casar. Quando lá chegou foi bem recebido pela sua família e pela da noiva e o casamento se realizou com sucesso.
      Depois da lua de mel, o homem regressou a cidade com a sua esposa. Esta era muito bonita, sabia cozinhar , lavar a roupa e muitas actividades domesticas pois tinha aprendido muitas coisas pois tinha aprendido ao  lado da mãe , das tias e da madrinha mas não conhecia muitas coisas que as outras mulheres da cidade faziam e tinha de receio de pergunta-las e de perguntar ao marido.
      Todas as vezes que o marido voltava do serviço , em casa se queixa da esposa pois ora queimava o arroz ora a roupa e não sabia que fazer. Chateado, achavas melhor se distanciar dela.
      Certo dia, o homem comprou dois cocos e pediu a mulher para po-los ao cozinhar a galinha  pois se  tratava dum dia muito especial: receberia alguns colegas de serviço. Depois de dar as orientacoes a esposa, o homem a despediu  a fim de se encontrar com os amigos que se encontravam num bar próximo a beber cervejas. Passado algumas horas, o homem vol tou a casa para consultar a esposa se o almoço esta pronto e ela respondeu que falta pouco para tudo estar pronto e o homem voltou ao bar ao encontro dos amigos .
       Passado o tempo suficiente , o homem regressou  a casa acompanhado pelos amigos que pretendiam conhecer a esposa. Quando lá chegaram, depois das saudações, o homem e a esposa deslocaram-se a cozinha para ver como o almoço ate que ponto estava  preparado. O homem ficou muito admirado quando a esposa o disse que o arroz e a galinha  já estavam prontos só   faltava o coco se cozer.
       --- Como?--- perguntou o marido.
       Quando o homem abriu a panela de caril quase caia de susto.  No fundo a galinha se amolgado devido tanta agua e o coco continua bem inteiro mas bem quente. O homem ficou muito chateado e começou a bater-lhe e lhe dar muitos nomes e adjectivos. Os amigos correram para a cozinha para acudi-los. A mulher continuava a chorar e o homem a insulta- lá. Apaziguado o ambiente, o homem contou o sucedido e os amigos disseram que todos eram culpados pois para alem da ignorância da esposa faltava naquele lar o dialogo. A partir daquele dia, muita coisa mudou naquele lar pois a mulher e a esposa ensinavam-se mutuamente.
                                                                                                                   Literatura JC,  23.11.2018

Comentários

'

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.